Eventualmente, chega a hora na vida de um motorista em que precisamos mudar de automóvel. Nesse momento, antes de começar a pesquisar por carros Fiat, Renault ou qualquer outra marca, precisamos primeiro nos livrar do veículo atual. A melhor solução, claro, é vendê-lo e ter o valor para dar de entrada na compra do novo veículo. Mas como conseguir o melhor preço no seu carro usado?
Essa é uma dúvida muito comum, já que grande parte dos automóveis se desvaloriza com rapidez. Para se ter uma noção, um carro 1.0 se desvaloriza, em média, cerca de 10,20% ao ano. Ou seja: se ele tiver 5 anos, já perdeu 51% do seu valor. No entanto, é importante ter em mente que a maior parte dessa perda acontece nos 3 primeiros anos do automóvel, quando ele ainda é considerado seminovo.
Seja como for, é importante aprender como conseguir o melhor preço no seu carro usado. Quer descobrir como? Então siga a leitura abaixo!
Como conseguir o melhor preço no seu carro usado: 4 dicas
1. Faça a revisão constante do seu veículo
O valor consigo na venda de um carro está diretamente ligado ao seu estado. Um automóvel desgastado, com problemas em algumas peças ou com necessidades de troca, mas poucos quilômetros rodados, será muito menos valioso do que um veículo em ótimo estado, funcionando perfeitamente bem, mas com maior quilometragem.
Para garantir sempre o bom estado do automóvel é necessário levá-lo para a revisão constantemente, sempre dentro do prazo estabelecido no Manual do Proprietário.
Cada peça ou sistema do automóvel tem um limite de quilometragem a ser analisada, sendo normalmente de 20 mil quilômetros rodados (a média anual andada pelos motoristas no Brasil). Ou seja: isso é feito para garantir no mínimo uma revisão por ano.
No entanto, várias outras peças ou sistemas têm prazos bem menores, normalmente de 5, 8 ou 10 quilômetros. É o caso de filtros do motor e de ar, além do óleo do motor, por exemplo.
Portanto, esteja atento a cada revisão pedida pela fabricante para garantir que o seu automóvel esteja sempre bem cuidado e em boas condições.
2. Mantenha o carro sempre limpo
Não é todo mundo que reconhece o poder que um carro limpo tem. É claro que uma das dicas mais básicas na hora de tentar vender um veículo é limpá-lo, mas é importante ter esse cuidado sempre, não só na hora de vender o automóvel.
Isso porque algumas manchas ou sujeiras não saem na hora da limpeza. Por exemplo, manchas de líquidos no estofado de pano do banco traseiro.
Além disso, é normal que o cheiro de certas substâncias fique impregnado nos tecidos do carro. Por isso, é vital mantê-lo sempre limpo, não só na hora de vendê-lo.
3. Use peças originais na hora da troca
Quando for trocar peças do seu automóvel, dê preferência a usar substitutos da mesma marca e modelo das originais. Por exemplo, se for trocar o jogo de pneus, prefira usar os mesmos que a fabricante usou e por aí vai.
Essa dica é especialmente verdadeira na hora de trocar o óleo ou outros fluidos do automóvel (como o do sistema de freio, por exemplo). Afinal de contas, é comum que os motoristas tentem economizar usando fluidos mais baratos.
No entanto, usar peças que não são oficiais pode desgastar mais o automóvel e reduzir o seu valor no mercado.
4. Faça uma Vistoria Cautelar
Na hora de vender um carro, você tem a opção de tentar negociar com uma pessoa particular ou vender para uma concessionária. A segunda opção é a mais rápida e segura, mas também gera cerca de 20 a 30% menos do que a primeira.
Por isso, é importante tomar certos cuidados e fazer alguns investimentos para garantir que você conseguirá vender seu carro para quem paga mais. Um desses cuidados é a Vistoria Cautelar. O processo é uma perícia que constata que está tudo certo com o automóvel, que ele nunca sofreu danos estruturais, esteve envolvido com sinistros ou coisa do tipo.
Com esse documento, é possível negociar um valor mais alto com os compradores, especialmente porque você poderá comprovar que está tudo certo com o seu veículo. Quem tem receio de comprar usados, por exemplo, terá mais inclinação a pagar mais caro para você do que mais barato para um automóvel com risco maior.
Prontinho! Essas são as principais dicas para quem quer saber como conseguir o melhor preço no seu carro usado. Seguindo esse mini guia, ficará mais fácil vender o seu automóvel por um bom preço e usar o dinheiro para dar de entrada na compra de um carro novo. Assim, você conseguirá comprar seu próximo veículo por um preço menor, já que a maior parte do pagamento será na entrada.
E aí, gostou das dicas? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!