Transforme a economia em um hábito e descubra como melhorar o seu orçamento pessoal e familiar
Investir em educação financeira é uma das primeiras ações que deve ser colocada em prática por quem está pensando em comprar uma casa ou um carro, realizar uma longa viagem de férias ou simplesmente começar a guardar dinheiro para a aposentadoria.
Enquanto algumas pessoas acham fácil guardar dinheiro, outras têm uma dificuldade imensa com a gestão das finanças pessoais. Descubra como pequenas mudanças nos hábitos podem fazer toda a diferença no orçamento ao final do mês.
Conheça suas finanças
Pode parecer uma dica óbvia, mas muitas pessoas simplesmente não conhecem suas finanças pessoais. A maioria até sabe quanto ganha, mas geralmente não sabe exatamente quanto gasta. Esse tipo de situação traz muita dificuldade na gestão do orçamento pessoal e no planejamento dos gastos.
A dica é montar uma planilha ou até mesmo utilizar um aplicativo específico para controle das finanças. Com o auxílio dessas ferramentas fica mais fácil identificar a renda e os gastos e estabelecer metas de economia.
Limite suas despesas
Sabendo para onde o seu dinheiro está indo, fica muito mais simples estabelecer limites de gastos. Isso não significa que você deve deixar de comprar aquilo que gosta; pelo contrário, você pode e deve gastar com alguns desejos, mas de forma controlada e compatível com a sua renda e os seus objetivos.
Por exemplo, se você gasta R$ 500,00 por mês com lazer e não está sobrando dinheiro para guardar, talvez seja o momento de considerar reduzir esse gasto para R$ 250,00, reservando a outra metade para algum investimento.
Negocie suas dívidas
Se você tem algum débito vencido, é hora de encarar o problema e solucionar a situação. As dívidas dificultam a organização do orçamento e são um dos motivos que levam as pessoas a se sentirem desmotivadas na hora de guardar dinheiro.
Caso este seja o seu caso, a dica é identificar todas as suas dívidas, separá-las por ordem de valor e entrar em contato com os credores para realizar uma negociação. Somente comece o seu projeto de guardar dinheiro depois de quitar todos os débitos em aberto.
Gaste menos do que recebe
Enquanto você estiver gastando mais do que recebe, vai ser impossível guardar dinheiro para conquistar seus objetivos. Por isso, tenha consciência de que os seus gastos não devem, em hipótese alguma, ser superiores ao seu rendimento.
Invista em educação financeira
A educação financeira tem o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem melhor seus hábitos de consumo. Ela ajuda o consumidor a identificar pontos de melhoria e mostra como administrar o dinheiro de forma inteligente, abordando desde o consumo consciente até as decisões envolvendo investimentos.
É possível encontrar muitas informações disponíveis gratuitamente na internet, além de livros específicos sobre orçamento pessoal e investimentos.
Priorize compras à vista
Quando se começa a entender mais sobre consumo consciente e gestão do orçamento pessoal, logo você entenderá porque a compra à vista pode ser uma escolha mais segura sob o ponto de vista das finanças. Assim, para quem está pensando em começar a guardar dinheiro, optar por compras à vista é um bom começo.
Adquira o hábito de negociar
Quando pretende comprar à vista, o consumidor passa a ter em mãos uma poderosa ferramenta de economia: a negociação. Sempre que optar por esse modelo de pagamento, negocie com o vendedor um desconto.
Para as lojas é interessante receber pagamentos à vista e geralmente existe uma boa margem de negociação nesses casos. Você vai perceber que com uma negociação é possível conseguir um bom desconto nas suas compras e economizar ainda mais dinheiro.
Para conseguir guardar dinheiro não basta deixar de gastar, é preciso ter educação financeira, autoconhecimento, entendimento sobre as despesas e finanças pessoais e metas específicas a serem atingidas.
Qualquer pessoa, independentemente da renda que possui, pode montar um planejamento financeiro, estabelecendo seus objetivos pessoais e definindo quais ações devem ser tomadas para alcançá-los.
Com foco e organização é possível guardar dinheiro para atingir qualquer objetivo. Mesmo que você comece com pequenas quantias mensais, o importante é adquirir o hábito e começar a mudança aos poucos.