O aumento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um assunto que assombra os motoristas de todo o país. Antes do fim do ano, muita gente já está preocupada com o pagamento de impostos em 2022. Afinal, com o aumento dos carros novos e usados neste ano, o valor do imposto no próximo ano deve ter um aumento entre 8% a 28%.
Esse tipo de imposto é cobrado pelos estados e incide anualmente sobre todos os tipos de veículos, como automóveis de passeio, motos, ônibus e caminhões.
Dessa forma, o imposto é somado aos custos que milhões de brasileiros precisam arcar nos primeiros meses de cada ano. Logo, o possível aumento do imposto preocupa as famílias, pois já estão lidando com o aumento nos preços dos combustíveis, IPTU 2022, alimentos e seguros.
Valor do IPVA
O valor do IPVA é baseado no valor médio de venda de veículos, é medido pela tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Porém, vale lembrar que a tributação é obrigação de cada estado, ou seja, cada estado possui uma alíquota específica.
Portanto, o cálculo do IPVA é feito com base na tabela do FIPE, com base na alíquota cobrada por cada estado e com base no valor de mercado do veículo. Verifique a alíquota em cada Estado e como realizar os cálculos:
- Alíquota de 4% é cobrada nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais;
- Alíquota de 3,75% é cobrada no seguinte estado: Goiás;
- Alíquota de 3,5% é cobrada nos seguintes estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, Distrito Federal;
- Alíquota de 3% é cobrada nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima;
- Alíquota de 2,5% é cobrada nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Sergipe;
- Alíquota de 2% é cobrada nos seguintes estados: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins.
Como calcular o IPVA
Agora que você conhece a alíquota do seu estado, o próximo passo será verificar o valor do seu veículo na tabela da Fipe. O processo é muito simples, basta adicionar a marca, modelo e ano do seu veículo para entender seu valor. É importante lembrar que o tipo de combustível pode interferir nas taxas de impostos estaduais.
A seguir um exemplo:
A Fiat Strada Volcano 20/21 tinha um valor na tabela Fipe de R$ 92.135,00, sendo licenciada no Estado de Rondônia, onde a alíquota do imposto a ser cobrada é de 3%. Dessa forma, o cálculo para saber o aumento no valor do IPVA 2022 será o seguinte:
92135 x 3% = 2.764,05
Logo, o valor do imposto a ser pago no IPVA 2022 será de R$ 2.764,05.
Quem estará isento de IPVA em 2022
No que se refere ao IPVA, a isenção tributária também é determinada por cada estado, portanto muitos estados acabaram por conceder isenção tributária para veículos produzidos a mais de 10 anos. Dessa forma, verifique quais veículos estão isentos do imposto, conforme com o ano:
- Carros com 10 anos ou fabricação anterior a 2010: Rio Grande do Norte e Amapá;
- Carros com 15 anos ou fabricação anterior a 2007: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
- Carros com 18 anos ou fabricação anterior a 2004: Mato Grosso;
- Carros com 20 anos ou fabricação anterior a 2002: Paraná, Acre, São Paulo, Alagoas e Mato Grosso do Sul;
- Carros com 30 anos ou fabricação anterior a 1992: Santa Catarina e Pernambuco.
Em Minas Gerais, apenas os veículos com placa preta estão isentos de IPVA. Em Roraima, veículos para deficientes físicos, veículos agrícolas, motocicletas de até 160 cilindros, táxis e ambulâncias estão isentos de impostos.
Por Leonardo Santos