`Centenas de milhares’ de contas poupança para recebimento do auxílio emergencial, por meio do Caixa Tem, foram suspensas por suspeitas de fraudes, de acordo com afirmação do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, nesta terça-feira (21).
“Todos os bloqueios são suspeita de fraude. Suspendemos centenas de milhares de contas sim, e nesse momento as pessoas podem pedir o desbloqueio”, disse Guimarães em entrevista cedida ao portal InfoMoney.
O presidente da Caixa explicou que as pessoas afetadas pelos bloqueios têm de ir até uma agência da Caixa para comprovação de sua identidade. “Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável”, informou.
Pedro Guimarães disse que as fraudes ocorreram logo no início dos cadastramentos do Auxílio Emergencial, quando foi liberada a criação de mais de uma conta por meio de um celular. Para ele este foi o “cerne da fraude”.
Os autores das fraudes já foram identificados, sendo grande maioria hackers, e serão penalizados.
Via Portal do Holanda