A pandemia que tomou conta do Brasil em 2020 forçou o fechamento ou mudança de atuação em diversas empresas, principalmente naquelas que atuam no ramo alimentar. Porém, os consumidores apenas mudaram sua forma de consumo e passaram a demandar por serviço de delivery para almoço, jantar e até opções de lanches.
Essa mudança de comportamento dos clientes exigiu uma rápida adaptação dos empresários do setor, filiando-se aos principais aplicativos de comida ou mesmo digitalizando toda a sua operação para superar a crise e conquistar novos mercados.
Números do setor apontam que a demanda cresceu 149% entre janeiro e dezembro de 2020 e que boa parte desse novo público permanecerá consumindo comida por sistema de delivery ou sistema take way (retirada no local).
Para quem deseja entrar neste segmento ou mesmo aprimorar sua atuação, abaixo seguem cinco boas dicas para alavancar os negócios.
Como aproveitar as oportunidades e vender mais online?
Essencialmente, existem três atitudes principais que precisam ser ajustadas para ter sucesso na venda de comida por aplicativo, online, nos sistemas de delivery ou mesmo de retirada no local.
Atendimento ao cliente
Você e toda a sua equipe precisam compreender que cada interação com o cliente é avaliada e ajuda no poder de decisão e de fidelização dele. Ou seja, todo contato conta para que sua empresa possa concluir aquele pedido.
Como gestor, você precisa avaliar o tempo de espera, as respostas encaminhadas e as principais dúvidas das pessoas para elaborar um fluxograma de atendimento ao cliente que seja efetivo e que o guie para conclusão de uma compra.
Demora na resposta, informações confusas e dúvidas no cardápio precisam ser corrigidas para que o cliente tenha uma experiência inicial muito positiva, levando-o a realizar o pedido. Elabore um fluxograma que seja multicanal e funcione via aplicativos de comida, via WhatsApp e mesmo presencialmente.
Acompanhe de perto também as dúvidas dos seus funcionários e faça as devidas correções para que o processo funcione de forma mais ágil.
Cumpra os prazos
Quando as pessoas optam por fazer um pedido de comida, elas estão justamente buscando soluções para substituir o ato de ter que cozinhar. Existem também aqueles que estão ali para experimentar novos sabores e mudar a rotina. Ao fazer um pedido, existe sempre uma previsão de entrega e essa informação ajuda o consumidor a decidir a sua compra.
É comum, nos grandes centros, que um pedido leve até 1h para chegar.
O grande problema é quando o estabelecimento está com uma demanda maior do que a sua capacidade de produção e entrega, acarretando uma série de atrasos nos pedidos.
Em consequência, o cliente ficará irritado, vai estressar o atendimento ao cliente, vai provocar cancelamentos/ devoluções e prejuízos.
Tudo isso pode ser evitado com um bom sistema de controle de pedidos e alertas para que o setor de vendas ajuste o prazo de entrega de acordo com o que está acontecendo durante o expediente.
Lembre-se, melhor do que emitir milhares de pedidos e gerar reclamações, cancelamentos e prejuízos, entregar no prazo e superar as expectativas leva a fidelização, feedbacks positivos e novas vendas.
Estude muito o seu público-alvo e concorrentes
Um erro comum em qualquer negócio é não fazer um estudo prévio do público-alvo e das empresas que atuam naquele setor. Isso faz com que muitos empresários desanimem, criem falsas expectativas de lucro, errem na precificação de seus produtos e serviços.
Além disso, sem entender bem quem é o seu público-alvo, eles investem em soluções de marketing para restaurante sem ajustar a linguagem, a oferta e ainda sem medir o desempenho de suas ações.
Se a sua operação já está em funcionamento, ou mesmo se o projeto ainda será lançado, a dica é que você crie uma planilha e enumere uma lista de cinco concorrentes diretos. Nela, coloque o produto principal de cada competidor, o preço cobrado, tente avaliar as formas de pagamento, o tempo de entrega e até a linguagem usada durante o processo de venda.
Colete todas as informações e compare com aquilo que você pretende oferecer.
Depois, estude os detalhes sobre o público que se pretende alcançar. É majoritário masculino ou feminino? O público é jovem, solteiro, casado ou idoso?
Tente entender também o horário de maior demanda e o motivo pelo qual eles optam por fazer pedido de comida. Sabendo tais informações, você e sua equipe de marketing terão mais dados para elaborar campanhas efetivas, fazer ações estratégicas para ampliar as vendas e ainda o valor médio por cada pedido.
Logo, se você pretende alcançar o sucesso nas vendas de comida em 2021, adotar estas medidas é uma forma de aumentar a competitividade e conquistar mais clientes. Esteja sempre atento ao movimento dos clientes e jamais deixe de observar o comportamento dos concorrentes.