Pedir um lanche, comprar um remédio ou mesmo fazer um pedido no mercado com o sistema delivery virou algo frequente na vida de milhares de brasileiros. Não é por acaso que o mercado de entregas tem uma projeção de crescimento, com diferentes tendências para o setor de delivery em 2021.
O crescimento do delivery segue o rastro de um aumento nesse tipo de consumo apresentado em 2020. Por conta do isolamento social, o serviço de entregas se tornou um recurso essencial, tanto para os consumidores quanto para as empresas, que dependiam da ferramenta para manter a operação.
Uma pesquisa realizada pela Mobills, no ano passado, apontou que nos meses de janeiro a maio de 2020, gastos com aplicativos de entregas cresceram 94,67% (amostragem de 160 mil usuários).
Agora que o consumidor está mais adaptado às compras por aplicativo e à praticidade do delivery, as empresas estão aderindo aos motociclistas para a realização de entregas. Assim, a boa fase do segmento deve continuar, com alguns ajustes que são tendências do futuro.
Pedidos pelo site
Aplicativos de entrega fizeram um grande sucesso no último ano. Porém, para alguns negócios, as taxas aplicadas não são nada atrativas. A solução? Mudar de plataforma.
Do ano passado para cá, muitos estabelecimentos passaram a oferecer uma página na internet para que o consumidor faça seu pedido sem intermediários. Na prática, o usuário realiza seu pedido pelo site da marca, sem depender de um aplicativo.
Para incentivar os pedidos por essa plataforma, além de criar páginas responsivas, os estabelecimentos oferecem vantagens exclusivas, como descontos ou mesmo o envio de um brinde.
Foco no cliente
Outra das tendências para o setor de delivery em 2021 é a criação de uma boa experiência para o cliente. Nesse sentido, são vários os fatores que impactam na experiência do consumidor, como a facilidade em fazer um pedido, a embalagem do produto e a entrega realizada pelo motoboy.
Um exemplo está no ramo da alimentação. Para garantir que o produto chegue ao destino com a mesma qualidade, as empresas estão investindo em baús para moto mais resistentes e com um design que não prejudique o transporte dos alimentos.
Pode não parecer, mas o baú para moto é um dos fatores que influenciam na qualidade de uma entrega. Por isso, se a experiência do cliente está em foco, é fundamental que os estabelecimentos façam escolhas inteligentes no quesito modo de transporte.
Embalagens sustentáveis
E por falar em entrega de produtos alimentícios, outra tendência de delivery para 2021 é o uso de embalagens sustentáveis. Essas embalagens são fabricadas seguindo normas ecológicas, seja para ser destinada à reciclagem ou para ter uma biodegradação mais rápida.
Com o aumento da conscientização dos consumidores em relação ao meio ambiente, as embalagens precisaram passar por adaptações, assim como já aconteceu com o canudo plástico que, atualmente, é encontrado facilmente em papel.
Com o maior consumo de delivery, muitas pessoas passaram a perceber a quantidade de lixo que uma refeição pode gerar. Com as embalagens sustentáveis, é possível consumir sem culpa.
Pedidos por comando de voz
O reconhecimento de voz na realização dos pedidos é uma das tendências para o delivery. Utilizando tecnologia, a proposta é que os apps consigam compreender comandos, para que compras sejam feitas com facilidade.
Ao inserir reconhecimento de voz nos aplicativos de entrega, a ideia é oferecer ao consumidor mais praticidade e agilidade no atendimento.
Essa tendência é possível graças ao crescimento das assistentes virtuais no Brasil, que tiveram o aumento de 47% no número de vendas somente no ano passado. Assim, não há uma curva de aprendizado complexa que impeça o usuário de aproveitar o recurso.
Delivery por assinatura
Delivery por assinatura é um serviço recorrente, em que o consumidor consegue programar um pedido para sempre recebê-lo em determinado intervalo de tempo.
Apesar de não ser uma novidade, já que muitas redes de farmácias contam com o serviço, a tendência é que o delivery por assinatura chegue em outros segmentos, como as compras de mercado e a entrega de alimentos.
Como ponto positivo, está a utilidade para todos os envolvidos na compra: o consumidor se beneficia ao não precisar se preocupar em fazer novos pedidos, enquanto o empresário tem garantia de lucro e consegue planejar seu estoque.
Todas as tendências para o mercado de entregas estão interligadas por uma previsão otimista, que é a consolidação desse tipo de serviço na rotina dos brasileiros. Afinal, nunca foi tão fácil fazer uma compra e recebê-la em casa.
Saber quais são as tendências para o setor de delivery em 2021 ajuda empresas, profissionais de entrega e consumidores a se planejarem para um futuro, que está cada vez mais prático e automatizado;