Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizar o surto do novo coronavírus (Covid-19) como uma pandemia, a grande parte das empresas se viu em uma situação de recessão econômica, tendo que agir de forma imediata para controlar a crise.
Com a baixa demanda de consumo e a crise econômica que se expandiu pelo país, muitos consumidores tiveram que economizar e alocar as finanças em necessidades essenciais, como gastos com energia elétrica, água, mercado, entre outros.
Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que a pandemia não gerou impactos apenas aos pequenos e médios comércios, mas também às empresas de grande porte, visto que a redução do número de vendas se dá pela mudanças de hábitos da população.
Mas a crise não precisa ser um problema para quem deseja aumentar o número de vendas e obter uma boa receita. Por isso, preparamos 4 dicas práticas para que você, empresário, venda mais em tempos de crise. Continue lendo e confira!
1. Seja positivo
O ser humano deve – e pode – tomar decisões inteligentes. Afinal, ele é o único ser vivo do planeta capaz de pensar com racionalidade. Por isso, lembre-se que desenvolver uma atitude mental positiva pode construir atitudes pró-ativas.
Além disso, não passe boa parte do seu período de trabalho lamentando-se pela crise. Seja otimista e não foque apenas no problema. Busque soluções e novas oportunidades de deck de madeira, por exemplo. Muitos empresários alcançam o sucesso por conta de uma boa energia.
2. Fidelize seus clientes
Outro ponto importante para aumentar o número de vendas em tempos de crise é a fidelização do cliente. Inclusive, é interessante ressaltar que conquistar novos clientes é muito mais caro e demorado do que fidelizar aqueles que você já tem.
Dessa forma, não é difícil mencionar que fidelizar os seus clientes também é uma ótima alternativa para quem busca vender mais. Então, crie promoções para seu público, tenha uma comunicação clara e objetiva, crie uma boa relação e trabalhe com a entrega de valor.
3. Invista na sua capacitação profissional
Engana-se quem pensa que um empresário deve saber tudo. Na verdade, ele pode aprender de tudo um pouco, desde que continue investindo na sua própria capacitação profissional. Isso em qualquer nicho, comocompressor de parafusos.
Portanto, faça cursos, participe de seminários e workshops, especialize-se em uma área, leia mais sobre marketing e vendas, entre outros pontos. O ideal é aprender mais sobre o dinamismo do mercado e as questões que rodeiam o seu negócio.
4. Faça uma análise geral
Por último, e não menos importante, é fundamental destacar que nem tudo que vem acontecendo pode ser culpa da crise. Seu negócio pode cometer erros recorrentes nas áreas de marketing, vendas e atendimento sem você perceber.
Por isso, avalie todos os processos inseridos no dia a dia do seu negócio, compare períodos de vendas com os dos anos anteriores, veja o desempenho do molde de injeção de plástico, converse com seus colaboradores, e o mais importante: ouça e peça feedback aos seus clientes.
Com isso, fica mais simples identificar as razões pelas quais seus clientes estão comprando menos e oferecer uma solução em cima disso.
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