Energia renovável significa energia sustentável. Ou seja, são fontes de energia que apesar de exploradas não se esgotam e nem trazem impactos nocivos à integridade do nosso planeta e dos ecossistemas onde são geradas.
Quando você ouve o termo “energia alternativa”, geralmente também se refere a energia renovável. Isso significa que a energia pode substituir as fontes de energia insustentáveis mais comumente usadas em alguns lugares, como o carvão e outros combustíveis fósseis.
As fontes de energia renovável mais populares hoje são:
- Solar;
- Energia eólica;
- Energia Hidrelétrica;
- Energia das marés;
- Geotérmica;
- Energia de biomassa.
Muitas pessoas escolhem produzir esse tipo de energia pensando no meio ambiente e também no mercado livre de energia. Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de energia renovável mais populares, veja a seguir cada uma com mais detalhes.
Energia solar
Uma hora de luz solar é equivalente a toda a energia que a Terra precisa para um ano inteiro. É uma das fontes mais abundantes e gratuitas que temos.
Embora isso pareça a fonte de energia renovável perfeita, a quantidade de energia solar que podemos usar depende da hora do dia e da estação, bem como da localização geográfica.
Vale destacar que o potencial de geração de energia solar também depende da capacidade de captação de luz solar que os equipamentos possuem. Ainda não existem produtos comerciais que possam absorver integralmente a energia presente na luz do sol.
Energia eólica
O vento é uma fonte abundante e limpa de energia. Os parques eólicos estão se tornando mais populares no Brasil, onde a quantidade de vento disponível pode ajudar a abastecer o país, principalmente na região Nordeste.
Os parques eólicos estão contribuindo para a rede elétrica nessas regiões. Para capturar sua energia, turbinas eólicas são usadas para gerar eletricidade com geradores.
As turbinas eólicas domésticas são uma opção para os proprietários interessados em gerar sua própria energia, mas lembre-se de que nem todas as propriedades podem ter esse tipo de energia.
Energia da água
A energia hidrelétrica é cada vez mais comercializada. A forma como a energia hidrelétrica é utilizada para girar turbinas para geração de eletricidade a torna uma das fontes de energia mais utilizadas na sociedade atual, principalmente no Brasil, onde essa fonte de energia é a mais relevante para a sociedade.
As pessoas estão se voltando para essa fonte de energia para atender às crescentes demandas de energia. Esse tipo de sistema também fornece energia confiável, que pode ser armazenada para uso posterior.
Alguns tipos de energia hidrelétrica podem se mostrar mais viáveis do que a energia eólica como fonte comercial de energia.
Esse tipo de energia é o mais utilizado nas redes públicas de abastecimento de energia na maioria dos estados do país.
Energia das marés
Esta é outra forma de energia hidrelétrica que usa duas correntes por dia para acionar geradores de turbina. Embora o fluxo de maré não seja constante, ao contrário de outras fontes hidrelétricas, é altamente previsível, portanto, compensa os períodos de menor fluxo de maré.
Energia geotérmica
A energia geotérmica – também conhecida como bombas de calor geotérmicas e vapor seco – pode criar uma quantidade significativa de eletricidade segura e renovável que é mais limpa do que a queima de combustíveis fósseis.
A energia geotérmica é normalmente considerada uma fonte de energia limpa e renovável, mas não é predominante no Brasil.
A verdade é que essa fonte de energia ainda se mantém no papel, visto que são poucos países que possuem potencial geográfico para aproveitar a energia geotérmica.
Energia de biomassa
A energia de biomassa é uma das mais indicadas para a construção de uma sociedade sustentável. Ela é capaz de transformar um dos maiores problemas da humanidade na solução para outros problemas.
A energia de biomassa aproveita os resíduos e desejos produzidos pela humanidade para gerar calor, que é aproveitado de forma similar ao calor gerado pela indústria termoelétrica.
A biomassa pode produzir energia a um custo econômico e ambiental menor do que outras fontes de energia. Isso ajuda a compensar os efeitos negativos dos combustíveis convencionais na sociedade e no meio ambiente.
O que não é energia renovável?
Os combustíveis fósseis não são fontes de energia renovável porque esgotam recursos finitos e também liberam gases de efeito estufa na atmosfera, o que causa mudanças climáticas e aquecimento global.
Toda fonte de energia que depende de recursos finitos pode ser considerada como não renovável. Exemplos disso são:
- Carvão;
- Diesel;
- Gasolina;
- Energia Nuclear.
Alguns sustentam a ideia de que a queima de madeira é uma fonte de energia sustentável, já que a madeira pode ser replantada. Entretanto, combustíveis de biomassa comprimida liberam mais energia do que madeira sólida. Além disso, é importante notar que a queima de madeira libera partículas no ar que contribuem para o efeito estufa.
O futuro das energias renováveis
À medida que a população mundial aumenta, também aumenta a demanda por energia para alimentar tudo. É por isso que precisamos de formas mais sustentáveis de encontrá-la e gerá-la.