As peças recondicionadas, são aquelas peças que ao longo do tempo apresentam algum tipo de defeitos ou quebram. Para que a peça volte a funcionar e assim reutilizá-la, é preciso reformar os componentes, feito isso, pode-se colocar a peça à venda. Mas atenção, devemos saber diferenciar uma peça recondicionada para uma peça remanufaturada.
A remanufaturada é quando o próprio fabricante da peça reconstrói a mesma e com a mesma tecnologia e com os mesmos componentes que foram usados em um produto novo , e claro que o desempenho e a durabilidade desse produto vai ser similar a um novo. E a recondicionada, também chamada de recuperada ou reformada é quando a empresa não fabricante, faz o conserto deste produto, mas não com a mesma tecnologia, que o fabricante teria.
As peças recondicionadas não tem sua origem comprovada, isso quer dizer que o comprador, não terá como saber, se a peça veio de um veículo que sofreu um acidente ou de um veículo que não passava por muitas manutenções.
Para que esses produtos voltem para o mercado é necessário que a peça passe por alguns ajustes como, pintura, lubrificação ou até mesmo alguma troca de elemento, isso faz com que a vida útil da peça diminua ainda mais.
Já as peças retificadas, são peças que precisam ser corrigidas, alguma normalidade na superfície. A retificação tem como objetivo diminuir alguma imperfeição, saliência e rebaixados de superfícies usinadas, como máquinas de torneamento convencional, plaina, fresadora, entre outras.
O que são retificadoras?
É um tipo de máquina empregada na usinagem de peças, para dar à sua superfície um melhor acabamento, do que as máquinas mais convencionais fariam. As peças precisam passar por tratamentos térmicos de têmpera para serem retificados.
Vamos conhecer algumas máquinas retificadoras.
Retificadora Plana
Essa máquina retifica todos os tipos de superfícies planas; que podem ser paralelas, perpendiculares ou inclinadas. Na plana, a peça é presa em uma placa magnética, presa a mesa da retificadora, no processo a mesa se desloca em um movimento direto da direita para a esquerda, e da esquerda para a direita. E também temos o movimento transversal da mesa e o movimento longitudinal.
Retificadora Cilíndrica Universal: Já nessa máquina podemos retificar superfícies que sejam cilíndricas, internas ou externas e em alguns casos, ela também pode retificar planas em eixos rebaixados. A placa é fixada em uma placa universal, daí é feito o movimento de rotação.
Retificadora sem centros
Essa retificação é muito utilizada em produção em série. A peça é levada pelo rebolo e pelo disco de arraste. O disco irá girar devagar e serve para imprimir a movimentação a peça e também para produzir avanço longitudinal. Por isso o disco de arraste tem um inclinação de 3 a 5 graus, que é responsável pelo avanço da peça.
O que é rebolo?
Rebolo é uma ferramenta de corte muito usada nas retificadoras, na qual as superfícies são abrasivas, ou seja, que contém óxido de alumínio ou de carbeto de silício, ou outros.
Com isso a usinagem de rebolo é destinada como um processo de usinagem por abrasão.
As peças recondicionadas valem a pena?
Esse tipo de peça chama a atenção pelo preço, mas muitas vezes o barato pode sair caro, isso porque. A qualidade da peça recondicionada é muito mais inferior do que uma peça nova, e isso pode acarretar outros tipos de problemas no veículo, aí é onde um problema leva a outro e assim vira uma bola de neve, e o problema que era somente em uma peça, acaba prejudicando o funcionamento de outras também, saindo bem mais caro que o esperado. Além de que as peças recondicionadas não tem garantia.
É aí que entra as peças remanufaturadas, onde elas são recuperadas pelos próprios fabricantes, usando a mesma tecnologia, voltando a funcionar bem similar ao produto novo, então em questão de qualidade e segurança compensa sempre optar por peças que sejam remanufaturadas ou novas, com um pouco mais acima que as recondicionadas. Mas assim estará adquirindo uma peça de maior qualidade, com maior durabilidade, confiança e principalmente garantia.
Existem algumas peças que precisamos ter um cuidado muito maior na hora de substituí-las, como peças do sistema de direção, freios, motor, suspensão e amortecedores, necessitam de uma boa qualidade, em virtude da segurança, tento peças de boa qualidade você sempre vai ter garantia que foram realizados todos os testes necessários para o funcionamento. Então, na hora de adquirir essas peças, o fator que denomina, não é o de menor preço.
E ao comprar peças seminovas, para seu veículos procure sempre saber de sua procedência, e se preferir peça ajuda para seu mecânico de confiança, para auxiliar na melhor compra para seu veículo, assim você terá uma garantia, de que está fazendo uma boa compra para seu veículo. Agora você já sabe um pouco sobre peças recondicionadas e retificadas.