Muitas pessoas já ouviram falar, mas ainda se perguntam: visagismo para que serve? Poucas pessoas realmente sabem a utilidade desta ferramenta.
Podemos dizer então que a técnica é uma junção de vários métodos utilizadas para que se possa realçar a beleza de alguém.
O visagismo é muito utilizado nas áreas de beleza onde a maquiagem, corte de cabelo e sobrancelhas são importantes para compor um visual mais harmônico.
Por isso, uma série de estudos acaba sendo realizados para que se possa captar as características físicas e psicológicas de uma pessoa e trabalhar o seu melhor lado. Veja mais sobre o assunto a seguir.
O que é visagismo e para que serve?
O conceito do visagismo foi criado pelo artista plástico Philip Hallawell, um artista paulistano que é renomado no exterior.
Para Philip, a técnica cuida realmente de poder melhorar a imagem e identidade de uma pessoa, deixando-a harmônica em sua composição visual.
O visagismo vai muito além de se tratar de algo relacionado a beleza exterior. Ele traduz toda a personalidade e estilo de alguém.
A maior importância do método está em entregar a alguém uma autoestima e boa confiança. Isso porque uma pessoa satisfeita com si, tem uma qualidade de vida melhor.
O conceito do visagismo parte então, de um propósito de que só existe beleza real quando você se sente parte total naquilo que você vê e naquilo que você sente.
Isso porque estabelecer todo mundo dentro de um padrão não dá certo, visto que cada pessoa tem sua individualidade e deve explorar isso quando for aplicar a metodologia.
É muito comum as pessoas chegarem no salão e dizer “quero determinado corte porque o achei bonito” e então, quando finalizam o corte, percebem que ele não ficou bom.
A razão é justamente porque o que fica bom em um, talvez não fique bom no outro. E entender o visagismo é importante justamente por isso.
Através do estudo e de uma avaliação de sua aparência, você consegue encontrar o que mais combina e se torna apropriado para ela.
Quais as técnicas principais do visagismo?
Recomenda-se identificar a personalidade de cada indivíduo para que então, sejam aplicadas as técnicas do visagismo. Assim, a partir do arquétipo de personalidade bem definida pela psicanálise, os temperamentos da beleza são:
- Beleza sanguínea: energia e vibração;
- Beleza colérica: atitude e coragem;
- Beleza fleumática: serenidade e espiritualidade;
- Beleza melancólica: elegante e sensível;
A partir daí, analisa-se outros pontos como o formato do rosto, coisa importante e que não pode se ignorar. O formato de rosto entrega trabalhos completamente diferentes.
As técnicas ao longo dos anos, foram se difundindo e também evoluindo. Tanto que uma das áreas que mais usam a técnica, é o visagismo de sobrancelha.
Essa parte específica do nosso rosto faz com que toda nossa expressão mude. Por isso que é fundamental que as sobrancelhas acompanhem a personalidade de cada pessoa.
Visagismo na maquiagem
Na maquiagem, o visagismo ressalta os pontos fortes e fracos de cada rosto para que possam entregar a melhor composição.
O formato de olho de cada pessoa precisa de uma técnica diferente para que se possa alongar, diminuir, deixar simétrico, etc.
Muito mais do que maquiagem e sobrancelha, o visagismo trabalha com o corpo como um todo, sendo assim, pode determinar todo seu estilo.
Se perguntar para que serve mais o visagismo, podemos dizer que ele ajuda no corte ideal para o seu cabelo para que fique harmônico ao seu tipo de rosto.
A técnica ajuda a escolher os melhores formatos de óculos para que possa favorecer sua aparência. Determina o estilo de roupa que mais te favorece segundo o formato do seu corpo, e muito mais.
Assim, pode-se dizer que a técnica consegue fazer os ajustes necessários de acordo com a personalidade de cada cliente. O método então é como se fosse um remédio para a autoestima.
Quando todos os conceitos andam junto e formam uma única coisa, é possível então ver nitidamente que a pessoa possui uma leveza.
Conclusão
Para que se possa trabalhar como um especialista em visagismo, é necessário se especializar na área para que possa então saber a teoria e a prática necessária para aplicar o conceito.
Só assim se faz possível trabalhar na área. Então, o curso de formação em visagismo lhe entregará tudo o que você precisa saber para que você trabalhe apenas com ele, ou o desenvolva dentro da sua profissão.
Por exemplo, um cabeleireiro é ótimo saber sobre a técnica pois isso ajudará muito a aprimorar suas técnicas. O mesmo serve para qualquer profissional da beleza.
Nos conte aqui se você conseguiu entender o conceito, como ele é usado e compartilhe este conteúdo com outras pessoas.