A eletroerosão é um processo que de técnica de moldagem de peças diante do ataque controlado numa eletrólise.
Esse processo nada mais é a remoção de um certo tipo de material através de descargas elétricas, que acontecem entre um eletrodo e uma peça por meio de um líquido dielétrico.
O processo permite obter estreitos limites de tolerância, em qualidade de automação dos maquinários.
Esse processo pode ser usado dentro das indústrias de usinagem, onde pode ajudar na produção de peças manufaturadas.
Nesse artigo, iremos de dar algumas informações dobre o processo de eletroerosão na usinagem. Vamos te falar sobre os benefícios desse processo.
O processo tem uma maneira diferenciada, onde não acontece o contato mecânico de ferramentas de corte com o material, com isso existem diversos benefícios, especialmente em indústrias com uma grande demanda.
Como funciona a eletroerosão na usinagem?
Para que haver a fabricação de peças manufaturadas é utilizado capacitores que soltam descargas elétricas em cima do material. Esse é processo dentro da usinagem por meio de descargas elétricas.
Com o avanço da usinagem, o processo de eletroerosão permite excluir várias dificuldades que tinham em outros processos dentro da indústria mais simplificados.
Existem dois tipos de eletroerosão na usinagem, que são eles:
Eletroerosão a fio
Para esse processo acontecer, a máquina passa um fio metálico, para cortar um contorno programado em uma peça.
O fio também pode ser inclinado, isso faz com que possa ser feito peças com cone ou com perfil diferentes na parte inferior e superior.
Eletroerosão por Penetração
Já nesse processo, pode ser usado para fazer o corte de furos ou outras formas de aço endurecido. Para que isso aconteça o eletrodo solta uma faísca com uma grande potência que pode corroer os materiais mais endurecidos.
Nos dois modos, é apresentado grandes benefícios para as indústrias.
Benefícios da Eletroerosão
Por usar técnicas diferenciadas, essa maneira de usinagem mostra diversas vantagens na fabricação de peças e também em ferramentes manufaturadas. Conheça alguma delas:
- Multifuncionalidade de materiais, todos os materiais que conduzirem energia, tem a possibilidade de ser cortado usando esse processo mesmo. Até mesmo aqueles que são duros demais impedindo a realização de outros processos de usinagem.
- Cortes e matrizes mais complicados, podem ser fabricados de uma maneira mais precisa e rápida, por meio da usinagem de eletroerosão.
- Cortes finos e delicados são feitos de uma forma mais simplificada e prática.
- Mais uma das vantagens é conseguir fazer a fabricação de peças em larga escala de maneira que traga mais segurança e que seja mais eficaz.
- Por essa ser uma técnica mais complicada, o processo tende a ser mais preciso.
- Esse processo permite que o acabamento da peça seja mais limpo e sem rugosidades na superfície da peça.
Saiba sobre o processo de usinagem
Os processos de usinagem é feito através de máquinas e seus processos são bem definidos. Veja quais as máquinas mais usadas e comuns para a técnica de usinagem.
- Fresadoras CNC;
- Torno Mecânico;
- Torno CNC;
- Retifica Cilíndrica;
- Máquinas de corte a laser;
- Máquinas de corte a seco;
- Centro de Usinagem.
Todo esse maquinário é utilizado para que os processos saiam de maneira mais ágil e precisas.
Conheça os principais processos de usinagem
Sabemos que existem vários processos de usinagem, mas você sabe qual é o nome de cada um deles? Hoje em dia esses processos atendem diferentes tipos de pedidos.
Com essa técnica é possível fazer a fabricação de vários tipos de peças, uma vez que é feito o manuseio do material bruto de uma forma bem específica. Saiba quais os processos mais procurados.
Torneamento
Essa é umas das maneiras mais conhecidas que tem na usinagem. Nada mais é que uma técnica que da o formato ás ligas metálicas transformando em equipamentos cônicos ou cilíndricos.
Isso acontece por meio da combinação da movimentação de rotação das peças e do avanço das ferramentas, com isso ocorre o torneamento.
Para que esse procedimento aconteça é preciso o auxílio de uma ferramenta que recebe o nome de torno. Onde o metal ganha forma e/ou é cortado para dar forma a uma nova peça.
Fresamento
Fresamento que também pode ser chamado de fresagem, esse procedimento é feito usando uma fresa ou maquina fresadora. É usada para cortar um material longe da superfície.
A ferramenta faz um deslocamento rotativo enquanto exerce uma pressão em cima da peça. Esse método é usado para fazer a criação de logotipos tirados de capa de aço.
Retificação
Método feito através de uma máquina retificadora, o processo faz cortes de abrasão que deixa fazer a extração de um material bruto, onde é finalizado com um acabamento único.
Entre as particularidades que esse equipamento utilizado nesse procedimento de usinagem, vamos destacar.
- Menos grosseiro e menor saliência;
- Maior remoção de medidas para chegar a peça similares, que podem ser trocadas umas pelas outras;
- Recuperação de peças que foram danificadas.