Conheça as medidas adequadas para ter conforto visual. A regra é avaliar o tamanho do cômodo e da sua televisão.
Todo mundo adora a combinação sofá + televisão, seja aquela pessoa que não abre mão de ter uma sala de estar sofisticada em casa, seja quem busca conforto e aconchego depois de um dia exaustivo. Afinal de contas, eles são o coração de qualquer sala de estar.
No entanto, é comum que não haja preocupação prévia na hora de comprar a TV e, tampouco, de observar a distância entre o eletrodoméstico e o sofá. Sim, existe uma distância média entre o móvel e o aparelho que deve ser respeitada para gerar mais conforto ao espectador.
Hoje você vai conhecer qual é a distância adequada entre o sofá e a TV para deixar a sua sala de estar perfeita para você e sua família.
Conforto visual
De modo geral, quanto maior a TV, maior será o seu conforto visual, na medida em que a tela vai te oferecer imagens com o máximo de qualidade possível. Uma tela pequena acaba fazendo com que você se esforce muito mais para enxergar em comparação a uma tela grande, por exemplo.
Porém, o tamanho do seu cômodo também vai interferir muito no conforto visual, porque o excesso de brilho e a proximidade com a tela – principalmente se o espaço tiver um tamanho reduzido – também podem gerar cansaço visual e até mesmo dores de cabeça.
Assim, não adianta investir numa TV com grande número de polegadas se o tamanho da sua sala é pequeno. O ideal é tentar alcançar um certo equilíbrio de tamanho. Para salas maiores, televisões maiores; para salas menores, aparelhos também menores.
Outro aspecto que deve ser considerado é a resolução da televisão. É estilo padrão, 4K, HD ou Full HD? A resolução vai influenciar nos detalhes da imagem, por isso, é algo a ser levado em conta na hora de adquirir uma TV nova.
Distância média
Agora, pensando na distância entre sofá e TV, a medida também vai depender do tamanho do seu eletrodoméstico. Quanto maior o número de polegadas, maior deverá ser a distância em relação ao seu móvel.
Se a sua televisão tem 32”, a distância média entre o sofá e a TV deve ser de 1,8m. Caso ela tenha 42”, a distância deve ser de mais ou menos 2,4m. Já se o seu aparelho tiver 50”, o espaço entre eles deve ser de 2,8m. Para uma sala com TV de 60”, a distância média pode chegar aos 3,4m, e aparelhos de 71” devem ficar a 3,8m do sofá.
Esse número representa a distância média recomendada entre o móvel e a TV, de modo que você possa enxergar as imagens perfeitamente, sem forçar a visão e, mais importante, de forma que a direção dos olhos esteja alinhada no meio da tela.
Em relação à altura, a média base para posicionar o eletrodoméstico é de 1,2m do chão. O mais importante, nesse caso, é que a pessoa que está sentada no sofá consiga ver as imagens da televisão sem precisar forçar o pescoço para cima ou para baixo.
Salas maiores
Quem tem uma sala maior, como já foi dito anteriormente, pode investir em modelos de TV um pouco maiores. Se a sua tem 46”, a distância do sofá deve ser de 1,75m a 3,5m; se for de 50”, 1,9m a 3,8m. Já se a TV tiver 52”, o ideal é uma distância entre 2,0m e 4,0m. Para 55”, a distância indicada é entre 2,1m e 4,2m; e para 60”, medidas de 2,2m a 4,6m são as ideais para o conforto visual.
Salas médias
Em salas de tamanho médio, as proporções devem ser as seguintes: uma televisão de 37” deve ficar entre 1,4m e 2,8m de distância do sofá; TVs de 40”, entre 1,5m e 3m; e aparelhos de 42”, entre 1,6m e 3,2m de distância do móvel.
Salas pequenas
Em ambientes menores, as proporções também devem ser menores. No caso de uma TV de 26”, o ideal é que o espaço até o sofá seja de 1m a 2m. Já uma televisão de 32” deve ficar afastada de 1,2m a 2,4m do sofá.