Você já experimentou um delicioso chimarrão? Embora seja muito mais consumido no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o mate se popularizou, ganhando uma legião de fãs do Norte ao Sul do Brasil.
Que o chimarrão é uma delícia, muita gente já comprovou, mas você sabia que existem passos muito importantes para preparar esta bebida com excelência? Por exemplo, escolher entre os tipos de erva até as diversas opções de cuia de chimarrão podem definir o sucesso da sua receita.
Por isso, se você não está acostumado a preparar esta bebida no seu dia a dia, continue lendo este texto. Aqui, você encontrará dicas de ouro sobre como escolher uma boa cuia de chimarrão e os diferentes tipos de erva-mate. Faça uma boa leitura!
Tipos de erva
Você sabia que é possível encontrar mais de um estilo de erva-mate nas prateleiras do supermercado? Isso acontece porque o jeito que a planta é triturada pode interferir, e muito, no gosto da sua bebida.
Por isso, o primeiro passo para um chimarrão perfeito é escolher a erva-mate que mais combina com o seu paladar. Vamos conhecer quais são elas?
Erva fina
Também conhecida como tradicional, é um dos tipos de erva-mate mais usados na hora de preparar o chimarrão. Por ser bem triturada, ou seja, não possui pedaços maiores da planta, tem um sabor mais suave e não tão amargo. Porém, é preciso ter uma atenção especial para não entupir a bomba.
Uma dica: se você gosta do seu mate mais suave, encontre um produto que contenha pedaços do caule moído em sua composição.
Erva moída grossa
Como o próprio nome já diz, neste caso, a erva-mate não é triturada totalmente, mantendo alguns pedaços da planta intacta. Isso garante um sabor mais encorpado e forte para o seu chimarrão.
Erva com especiarias
Nós sabemos que o sabor característico do chimarrão pode assustar os paladares menos acostumados. Então, pode ser uma boa ideia começar com o mate misturado com outras ervas.
É possível encontrar ervas de chimarrão com ervas de chá de camomila, mexerica, hortelã, entre outros. Vale a pena experimentar!
Cuia de chimarrão
Depois de escolher a erva, agora está na hora de saber qual é o tipo de cuia de chimarrão perfeito para você e para a sua bebida. Para isso, você precisa observar alguns detalhes. Dentre eles, estão:
Material
No mercado, você pode encontrar uma grande variedade de cuias e de materiais. Existem, por exemplo, recipientes de porcelana, de vidro, aço inoxidável e porongo. A escolha da melhor cuia para chimarrão deve ser feita seguindo alguns princípios básicos, como capacidade térmica e a liberação de substâncias tóxicas na bebida.
Por isso, recomendamos que você utilize cuias feitas de aço inoxidável. Além de ser saudável, este material ajuda a manter a temperatura do seu chimarrão por mais tempo e torna-se mais higiênico por ser mais fácil de ser lavado.
Isso vale, também, para a bomba! A bomba de aço inox é a mais recomendada pelos especialistas no bom e velho chimarrão. Escolhendo este material, você evita que o produto solte substâncias tóxicas e estrague com o passar do tempo.
Tamanho
Mesmo que você tome bastante mate, talvez seja interessante apostar em uma cuia de chimarrão pequena, assim, você evita eventuais desperdícios. Além disso, este modelo é muito mais confortável de segurar enquanto assiste a um filme ou conversa com amigos, por exemplo.
Benefícios do chimarrão
Agora que já demos algumas dicas de como preparar o seu chimarrão, vamos falar sobre os motivos para você consumir essa bebida! Você sabia que, além de ser muito delicioso, ele também pode ser um santo remédio na hora de regular o colesterol?
Mas os benefícios da erva-mate não param por aí. Ela pode ser uma aliada na hora de emagrecer, regulando o intestino e acelerando o seu metabolismo. Além de, também, aumentar a concentração e o foco de quem a bebe por ser rica em cafeína.
Agora, está na hora de preparar o seu chimarrão ou, quem sabe, o seu tereré (mesma bebida, mas servida gelada)! Siga as nossas dicas e tenha um ótimo companheiro para o seu dia a dia!