Pedras dão toque refinado em ambientes, mas requerem tratamento adequado
Pedras e acabamentos especiais adicionam um toque todo especial em bancadas e móveis de residências e espaços comerciais. Mas, para manter toda essa beleza, é necessário ficar atento aos cuidados. Usar papel-toalha e wipers é uma forma de remover sujeiras sem danificar as superfícies, mas o uso de produtos químicos também deve ser combinado com os materiais.
A aparência de materiais naturais como pedras muda com o tempo e isso não pode ser evitado. Porém, para manter o visual de mármores e granitos como novos, é possível utilizar algumas técnicas que renovam o acabamento da pedra a cada limpeza.
Neste artigo você confere dicas incríveis para cuidar de pias, pisos, escadas, mesas, bancadas e paredes feitas de mármore ou granito, mantendo a aparência da sua casa, escritório ou loja sempre em dia.
Qual o jeito certo de limpar mármores e granitos?
Existem diferentes formas de limpar esse tipo de material, mas o modo mais indicado é sempre com água corrente. Por isso é bem comum encontrar hotéis e prédios que utilizam escadarias de mármores fazendo a limpeza habitual com mangueiras e esponjas macias.
Outra forma de fazer essas pedras durarem mais tempo é com a utilização de produtos específicos para cada material ou de sabão neutro, que não agride as superfícies e acaba sendo mais econômico e prático. Ao menos que o fabricante recomende, evite o uso de limpadores corrosivos, como ácidos e sprays desengordurantes.
Ainda, podem acontecer impactos, principalmente em mudanças de ambiente ou até mesmo por queda de objetos. Nesses casos, o melhor a se fazer é lixar a parte quebrada, adaptando o objeto ao novo formato.
Tratando pias de mármore e granito com impermeabilizantes
As pias são locais que entram em contato constante com a água, e uma forma de evitar a corrosão natural das pedras é pela utilização de impermeabilizantes. Esse tipo de produto cria uma película de proteção nas pedras, evitando a penetração de líquidos nos poros do mármore e granito, mesmo lixados.
No geral, a aplicação desse tipo de produto dura até 12 meses, sendo necessária a reaplicação para um efeito duradouro. Existem tipos de impermeabilizantes foscos, que são ótimos para quem quer manter o aspecto natural das pedras, e existem os brilhantes, que adicionam um acabamento extra nas pias.
O mármore é uma das pedras que combina bastante com impermeabilizantes de acabamento brilhante, principalmente em pedras de cor escura, dando um visual refinado ao material. É necessário prestar atenção à composição do produto, que pode deixar a pia mais lisa, que pode não ser o principal objetivo.
Cuidado no uso de esponjas, escovas e espátulas
As pias estão presentes em cozinhas, lavabos, banheiros e áreas de serviço, e por isso é muito comum (e indicado) que sejam limpas com frequência. Embora resistentes, o mármore e o granito precisam de atenção extra na hora da limpeza.
O uso de materiais abrasivos, como esponjas de aço, pode danificar a superfície das pias, tirando o brilho ou desgastando a pedra. O ideal é sempre optar por esponjas ou escovas de cerdas macias, como silicone, borracha ou plástico. Esfregue em movimentos circulares e com pouca pressão, sempre com auxílio de produtos de limpeza neutros.
Para a remoção de resíduos mais persistentes, como gomas de mascar, restos de sabonete e cremes, o ideal é umedecer a superfície com água e sabão neutro, e fazer a retirada aos poucos com uma espátula de silicone. Quanto menos a superfície for esfregada, menor será o dano, e a pia ficará bonita por mais tempo.