O e-commerce brasileiro teve crescimento em muitos segmentos. E as tendências do mercado de joias parecem ter ingressado de vez no mercado virtual. Essa fatia ascendente tem relação direta com o reconhecimento e a posição que o Brasil ocupa como referência internacional de comércio de joias e semijoias.
O comércio virtual de joias tem as mesmas características de outras modalidades de venda de produtos pela internet, mas com pontos especiais: o diferencial do conceito envolvido no negócio propriamente dito e, nas questões de segurança e entrega.
Se as questões da confiança e segurança já são fundamentais em outros segmentos, no e-commerce de joias então, ainda mais. Por se tratarem de produtos de alto valor agregado, as pessoas ainda estão muito receosas de fazerem suas compras pela internet. Para isso, elas seguem a mesma linha das lojas virtuais no que diz respeito à cobrança por meio de cartões de débito e crédito, sistemas de pagamento on-line e boletos bancários. Certifique-se de que a loja virtual faz uso de todos os protocolos de segurança na área de pagamentos, tipo SSL, sistema de análise de risco das transações e blindagem do site.
Além dessa questão a segurança no processo de entrega e recebimento do produto é importante. O tipo de transportadora disponível deve ter estrutura nessa área.
Em primeiro lugar, o comércio eletrônico de joias, antes de vender o produto, vende um conceito de glamour e sofisticação, aplicados também nas lojas físicas. A joia vem associada a uma imagem e, por isso o conceito da loja precisa estar muito bem definido.
A vaidade faz parte desse comércio. A apresentação dos produtos precisa ser fantástica, atraente para, além de passar o conceito como também, a confiança. Investimentos em layout e design são essenciais para esse segmento do comércio online.
Alguns exemplos de e-commerce de joias mais conhecidos por trazer essas características mencionadas aqui.
Virtual Joias
Apresenta qualidade dos produtos; inovação nos designs; aceita todas as bandeiras de cartões. Trabalha com aliança para casamento, aliança de compromisso, aliança para noivado, aliança para namoro, dentre outras peças. Tem boa reputação em sites de controle de qualidade.
Monte Carlo
Além das lojas físicas, o cliente encontra as mesmas opções de peças na virtual. A entrega é realizada em todo o Brasil, aceita os cartões das bandeiras mais conhecidas, facilita o pagamento e possui frete grátis estabelecido ao mínimo de compra.
Pandora
É a segunda maior fabricante de joias do mundo. Fundada em 1982 é conhecida principalmente por seus braceletes, anéis e brincos customizáveis.
Além das lojas físicas, as virtuais oferecem a segurança de compra, entrega e facilidades de pagamento.
Vivara
É uma empresa que fabrica e comercializa joias e assessórios, oferecendo produtos para o público masculino e feminino. Possui mais de 230 pontos de venda no Brasil físicos e a loja online. A empresa é dona das marcas Vivara, Life by Vivara, Vivara Watches, Vivara Accessories e Vivara Fragrances. Seu portfólio de produtos inclui, além de joias, relógios, perfumes, óculos, abotoaduras, carteiras e bolsas. Para o pagamento, possui as mais variadas opções.
Casa das Alianças
Comercializa desde 1983, na primeira loja física em São Paulo, alianças de casamento, noivado e compromisso. Possui lojas em shoppings espalhadas pelo país. Oferece ao seu cliente todos os serviços desde as facilidades de pagamento até a entrega.