Como solucionar a infiltração de fachadas de vidro muito antigas?

6 minutos de leitura

Infiltrações podem ocorrer em qualquer obra, porém ocorrem mais em obras que não são feitas utilizando material correto ou não são renovadas através do tempo.

É impossível permitir que um local não seja afetado pela chuva, sol, ventos e outras condições climáticas, portanto a troca de material, a manutenção e a checagem para garantir que o material continua em estado considerável para continuar em uso é extremamente importante para evitar problemas mais sérios para uma casa ou um prédio empresarial.

Sendo assim, uma fachada de vidro antiga já demonstra alguns problemas ao ser mais velha.

A manutenção de fachadas é muito importante para prédios, pois ela permite garantir a qualidade da fachada e garante que problemas com água e infiltrações não ocorram.

Essa manutenção deve ser feita de forma periódica por um profissional especializado da área, mas o ideal é que quem vive ali ou é dono do local com essa fachada antiga saiba como identificar possíveis pontos de infiltração em uma fachada antiga e qual é a importância de detectar esses pontos.

Prevenir que esse problema ocorra pode poupar gastos com perdas no futuro, portanto é deveras importante se ligar para a qualidade dos materiais utilizados na produção da fachada. Idealmente, o local já deve ser construído pensando em tudo isso para que problemas futuros não ocorram.

Por isso, o planejamento é uma forma de prevenção para que isso ocorra. Mas também é possível dizer que, caso haja infiltrações em uma fachada de vidro, é possível utilizar duas soluções muito simples.

Os problemas com infiltração são frequentes nas construções em todo o país, afetando diferentes partes da edificação como as paredes, lajes, piso, caixas d’água, piscinas e garagem, por isso é ideal que as pessoas conheçam mais sobre as formas de identificar o problema, prevenir ele e acabar com ele uma vez por todas.

Qual é a importância de detectar infiltrações de fachadas?

As infiltrações podem ser algo muito complicado para quem não é experiente sobre construções ou não possui o conhecimento do processo de construção do local onde está vivendo, o que é o caso da maioria das pessoas. 

Detectar esses pontos de infiltrações em fachadas, paredes e outros pontos de uma residência pode evitar problemas como problemas elétricos onde a água infiltra para dentro de lâmpadas e luzes, podendo causar problemas sérios de curto circuito e até riscos para quem está dentro da casa.

Como é possível detectar uma infiltração?

Para descobrir se há ou não uma infiltração em uma fachada antiga, é preciso analisar a presença de fissuras e goteiras, o apodrecimento da tinta e do reboco da laje interna, e o acúmulo de mofo no teto.

O problema maior das infiltrações em fachadas seria seu deslocamento em seus revestimentos. Tudo isso prejudica a vida de quem circula pela edificação, além de desvalorizar o imóvel, ou seja, isso não ajuda quem vive ali ou quem é dono do local.

Como prevenir que esse problema ocorra?

Uma das maiores questões para quem descobriu uma infiltração ou deseja evitar esse problema no futuro seria como prevenir que elas ocorram. A resposta mais direta para isso, em relação a fachadas, seria a aplicação de um impermeabilizante, porém caso a edificação for muito defeituosa, o mais recomendado é que haja um reparo estrutural de pequena, média ou grande quantidade, ou seja, total quantidade.

Porém, para prevenir as infiltrações em fachadas, é muito importante explicar a diferença entre impermeabilização e hidrofugação de fachadas. Essas são as formas de não apenas prevenir, mas também poder solucionar uma possível infiltração em uma fachada de vidro. Vale notar que em caso de estruturas antigas, é preciso que haja um reparo e manutenção para melhorar essa fachada defeituosa.

Como solucionar as infiltrações em fachadas de vidro?

Há duas grandes maneiras de solucionar as infiltrações em uma fachada de vidro. Após solucionar o problema por meio da troca de material antigo por meio de algo mais novo, é necessário fazer o uso de um impermeabilizante ou hidrofugante na fachada de vidro. Entender o que são eles e qual é sua função é essencial.

Use impermeabilizante

A impermeabilização consiste na aplicação de produtos específicos para cada fase da obra e que tem como objetivo principal proteger diversas áreas de um imóvel contra a ação da água. É preciso notar que ela deve ser sempre feita desde o princípio da obra. Ele é mais recomendado nas fachadas com reboco e concreto aparente.

Use hidrofugante

O uso do hidrofugante é feito para que a fachada possa repelir a água usando da ação de compostos químicos específicos e de sua alta performance. O hidrofugante é mais utilizado em fachadas de vidro, com textura, pedras porosas e etc. Independente da escolha, é preciso notar que ambos produtos são válidos e, em alguns casos, é possível utilizar os dois

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Compartilhe este artigo