O café brasileiro é um dos mais queridos do mundo. O sucesso pode ser explicado devido às particularidades da bebida que conquista qualquer tipo de paladar. Nos últimos anos, os produtores do país sempre apostaram em inovação para garantir um diferencial competitivo no mercado.
Aqui, foram desenvolvidas várias técnicas eficientes para o cultivo. O investimento em tecnologia também é um ponto que não pode ser ignorado neste artigo.
A alta produção aliada ao aroma e o sabor único da bebida colocam o país no topo do ranking. Para que você entenda melhor como o café brasileiro é visto no mundo, desenvolvemos um panorama geral sobre o assunto, destacando números que comprovam o poder dessa bebida.
Indicação de procedência
O Espírito Santo é a região do país onde a produção de café Conilon é a mais intensa. Em 2020, o estado ganhou um prêmio bastante importante em relação a esse segmento: indicação de procedência, de acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Para se ter uma ideia, o Brasil já foi indicado 11 vezes. Também temos o título de mais produtor de café do mundo. Em relação ao consumo de grãos, estamos na segunda posição, perdendo somente pelos Estados Unidos.
No ano passado, o país alcançou a produção de 63,1 milhões de sacas, o que corresponde a 3,7 toneladas de café. Nesse registro, encontram-se ainda o arábica e o Conilon.
Exportação de café
As exportações de café também mostraram uma evolução bastante interessante. Somente no primeiro trimestre de 2021, o exterior recebeu mais de 11 milhões de sacas.
O Conselho de Exportadores de Café (Cecafe) identificou que o aumento foi de 10,4% se comparado com o mesmo período do ano passado.
Muita gente não sabe, mas o café que contém indicação geográfica potencializa o mercado de exportação. Quase 14% de todo o café exportado no trimestre tem indicação de procedência ou denominação de origem.
O aumento dos números pode ser explicado por dois motivos: o desempenho da cadeia produtiva cafeeira e a performance de instituições que auxiliam as indicações geográficas.
Commodity brasileira
Não é exagero dizer que a bebida é uma commodity brasileira. Com o passar dos anos, ela vem conquistando mais espaço no mercado mundial. Todo mundo sai ganhando com o reconhecimento de uma indicação geográfica: produtor, consumidor, a economia do município e o país.
Uma das principais vantagens é a agregação de valor ao café. Além disso, o produtor consegue aumentar a sua renda. Já em relação à economia, o país consegue entrar em outros mercados.
Nas vantagens sociais e culturais, é possível destacar a presença de produtores ou de locais desfavorecidos. O ambiente também garante benefícios interessantes, como a preservação da biodiversidade e dos recursos genéticos da região, além da preservação do meio ambiente.
Pandemia e produção do café
Mesmo com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, em 2020, a área continuou com os investimentos em tecnologia. A safra ficou ainda maior, contrariando as expectativas do mercado.
Os cafés especiais, que são feitos com padrões sensoriais e físicos, conquistaram mais de 80 pontos nas normas de qualidade. É o que aponta a Specialty Coffee Association (SCA).
O mais interessante é que, em locais com IGs, é possível observar não só um desenvolvimento na produção da bebida, mas também no consumo.
Para conhecer as primeiras novidades do mercado, recomendamos acessar páginas na internet que sempre tem curiosidades interessantes, como a Café Fazenda. Lá, você encontra produtos para empresas e até uma loja virtual para pessoas físicas.
Após descobrir como o café brasileiro é visto no mundo, siga-nos nas redes sociais e conheça outras informações interessantes sobre a bebida.