Uma cidade brasileira recebeu um investimento de um carregador mais potente para abastecer os carros elétricos da região. Saiba tudo aqui!
A cidade Bertioga, em São Paulo, receberá um carregador de carros elétricos mais rápido e eficiente, graças ao investimento do Grupo Volkswagen.
O anúncio foi feito pela empresa no final de 2019, o projeto detalha trinta pontos de recarga rápida de veículos elétricos ao longo de sete rodovias nas regiões Sul e Sudeste, incluindo o primeiro carregador da América Latina de 350 kW.
Esse recarregador de carros elétricos custa aproximadamente R$800 mil e será instalado em um bairro nobre de Bertioga, a 100 km de São Paulo, esse trajeto permite que qualquer veículo elétrico o percorra sem recarga da bateria, visto que a autonomia de um carro elétrico carregado é de aproximadamente 160 km.
O objetivo do projeto é que os carros fiquem em locais fechados durante a noite para obter uma recarga completa.
Existem também carregadores estratégicos de 50 kW, estes costumam ser utilizados em estradas, possibilitando a recarga da bateria automotiva em até 80% em apenas 40 minutos para poder continuar o trajeto.
Compatibilidade dos carregadores
Os carros elétricos dependem da compatibilidade com o carregador, e, no Brasil, existe apenas um veículo que consegue utilizar a recarga de 350 kW, é o caso do Porche Taycan.
O carregador que será utilizado em Bertioga é o da empresa ABB, e foi inserido um sistema de refrigeração líquida nos cabos do carregador para garantir mais segurança.
Os locais de instalação das estações de recarga rápida ainda deve ser definida pelo grupo Volkswagen, que ainda não se pronunciou sobre esses locais.
O interessante é que algumas destas estações de recarga serão abertas ao público, ou seja, qualquer proprietário de carro elétrico poderá fazer uso caso seu veículo seja compatível.
Outro ponto que foi muito observado é a sustentabilidade, especificamente a certificação ISO 14.001, que corresponde a sustentabilidade da eletrificação.
Outro detalhe importante é que o carregador de 350 kW pode ser usado por qualquer carro totalmente elétrico que seja compatível com carregamento CCS2. O carregador utiliza um protocolo de comunicação com o veículo e modula a corrente de acordo com a capacidade da bateria do carro.
Apesar de termos citado a cidade de Bertioga, o projeto prevê que outros 29 equipamentos de 150 kW serão instalados em várias outras rodovias que ligam São Paulo ao litoral, ampliando a cobertura de abastecimento destes veículos.
Conclusão
O abastecimento elétrico dos carros demorará alguns anos para ser tão acessível quanto os postos de combustível no Brasil, porém, existem diversos investimentos em infraestrutura para que essa realidade chegue o quanto antes.
As parcerias entre empresas montadoras, órgãos reguladores e o governo são cruciais neste processo de pavimentação desta tecnologia, o que fará com que o investimento em um veículo elétrico seja menor, estimulando a compra destes carros e contribuindo para o meio ambiente sustentável.
Esperamos que tenha gostado desse artigo, deixe sua opinião nos comentários!