Maior premiação da TV no mundo tem o Brasil na liderança de indicações, junto ao Reino Unido.
O Emmy Internacional é o maior prêmio da televisão no mundo. Assim como o Oscar, a premiação ocorre uma vez por ano e reconhece diferentes segmentos da indústria televisiva. Neste ano, o Emmy acontece no dia 23 de novembro, no tradicional Lincoln Center em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Entre as principais categorias da premiação, destacam-se Programa de Arte, Melhor Performance por Atriz e Melhor Performance por Ator, Programa de Entretenimento, Telenovela, Minissérie ou Filme para TV, Comédia, Drama e Programa de Língua Não Inglesa.
O Emmy 2020 compreende as produções televisivas exibidas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019. O Brasil foi o país que mais recebeu indicações, 7 no total, junto ao Reino Unido. Por isso, se você já se prepara para acompanhar a cerimônia pelo celular, confira as indicações recebidas pelo Brasil.
Programa de Arte
A indicação brasileira para esta categoria deu-se com o Refavela 40, documentário musical sobre o álbum homônimo, lançado em 1977, pelo cantor, compositor e multi-instrumentista Gilberto Gil, um dos principais nomes da música brasileira.
O álbum surgiu após uma visita de Gil a Lagos, capital da Nigéria e um dos corações culturais do continente africano. Naquela época, o país vivia a revolução musical e cultural promovida pelo afrobeat, ritmo que mistura a música iorubá, o jazz, o funk, o highlife, a percussão africana e diferentes estilos vocais.
O multi-instrumentista nigeriano Fela Kuti é considerado um dos criadores do afrobeat e unia a sua música à reivindicação por direitos humanos no país, opondo-se ao governo ditatorial que estava no poder na Nigéria.
Em Lagos, Gil esteve no Festival Mundial da Arte e da Cultura Negra, no qual se difundiu questões essenciais para o combate ao racismo, como a construção de uma identidade comum entre diferentes negritudes. Ao retornar ao Brasil, Gil criou o disco Refavela, que mistura elementos do afrobeat, do reggae, da black music dos EUA e dos ritmos brasileiros, como o xote, o forró e o samba.
Programa de Entretenimento sem Roteiro
Canta Comigo, que estreou em 2018, acabou sendo o último programa apresentado por Gugu Liberato, que morreu após sofrer uma queda em sua casa, em novembro de 2019.
A competição musical testava candidatos que cantavam sozinhos, em dupla ou como parte de um grupo, em busca da aprovação de 100 jurados que, em vez de notas, deveriam cantar a música caso aprovassem a afinação dos participantes.
Melhor Performance por Atriz
Nesta categoria, o Brasil recebeu a indicação pelo trabalho de Andréa Beltrão em Hebe, minissérie que traz a história da apresentadora Hebe Camargo, desde a infância humilde em Taubaté, no interior paulista, até a sua ascensão como uma grande estrela da TV, como era o seu sonho.
Além do desafio de apresentar o lado pessoal e, muitas vezes, desconhecido de uma apresentadora da magnitude de Hebe, o sotaque paulista, os gestos exasperantes e a risada marcante foram alguns pontos trazidos para a carioca Andréa Beltrão dar vida à personagem.
Melhor Performance por Ator
Raphael Logam é o representante brasileiro nesta categoria, com sua atuação na segunda temporada da série Impuros, que mostra a guerra do tráfico na cidade do Rio de Janeiro.
Além de mostrar como o tráfico de drogas se profissionaliza e passa a estruturar a cidade, a produção toca os espectadores ao trazer a complexidade das relações humanas e dos dramas que a atravessam a década de 1990, num contexto marcado pela violência e as desigualdades sociais.
Minissérie ou filme
Nesta categoria, o Brasil recebeu uma indicação por Elis — Viver é Melhor que Sonhar, trazendo a história de outra lenda da música brasileira: Elis Regina. A produção mostra um pouco da trajetória da cantora que saiu do Rio Grande do Sul, conquistou o Brasil e algumas partes do mundo a partir de sua voz inconfundível.
A minissérie traz material documental, trechos ficcionais e momentos inéditos sobre a biografia de Elis, que desde muito criança nutria o sonho de ser uma grande cantora. Além de mostrar a sua trajetória até grandes festivais de jazz, como o de Montreux, a produção apresenta como ela viveu alguns momentos da ditadura militar no Brasil e sua experiência na maternidade.
Telenovela
O Brasil é internacionalmente reconhecido por suas telenovelas. Na edição 2020 do Emmy, a indicação brasileira na categoria foi com Órfãos da Terra. A trama é composta por diferentes culturas e conta a história de um amor proibido entre Jamil e Laila.
O poderoso sheik Aziz envia o seu funcionário Jamil para ir atrás de Laila, uma de suas esposas, que fugiu com a família para as Américas após a morte de um irmão, ferido em bombardeios na Síria, sua terra natal.
Comédia
Ninguém tá olhando foi a comédia brasileira indicada para o Emmy 2020. Ela conta a história de Uli, um funcionário novato no Sistema Angelus, conhecido por ajudar os humanos na Terra.
Ao acompanhar o dia a dia desse sistema, Uli fica inconformado com a rotina de arbitrariedades que vive em seu trabalho e decide se rebelar, ajudando as pessoas por conta própria, sem a intermediação.