A castração de gatos é mais do que apenas um procedimento veterinário, é um ato de amor e cuidado com o seu pet. Além de ajudar no controle populacional, reduzindo a quantidade de animais nas ruas , os benefícios da castração em gatos são diversos, podemos citar: redução de comportamentos sexuais como a marcação de território e a monta, prevenção de tumores relacionados ao sistema reprodutor, diminuição do estímulo hormonal que leva os gatos a saírem de casa em busca de parceiros, o que também reduz a incidência de brigas e acidentes. Quando falamos em comportamentos agressivos, a castração pode contribuir positivamente ou ter pouca ou nenhuma influência.
Mas como todo procedimento cirúrgico a castração dos gatos faz com que sejam necessárias algumas adaptações na rotina do pet que contribuirão para uma vida muito mais saudável, longa e feliz. Trocar a ração indicada para gatos por uma ração indicada para gatos castrados e estimular o exercício físico, são exemplos importantes de mudanças.
Quer saber mais sobre essa nova fase do seu gatinho e como se adaptar a ela da melhor forma possível? Então continue lendo e confira os três itens que separamos para você!
Nova ração
Após a castração, os gatos passam por diversas alterações metabólicas e as mais perceptíveis são a diminuição do gasto energético e o aumento da ingestão de alimentos. Isso faz com que muitos gatos castrados acabem por ganhar mais peso do que o recomendado, já que eles passam a gastar menos energia do que consomem.
Por isso, uma das mudanças mais importantes após a castração está relacionada a alimentação. Escolher uma ração indicada para gatos castrados adequada ao seu pet, ajudará na manutenção do peso, além de fornecer nutrientes essenciais para a saúde e bom funcionamento do seu organismo. . A ração correta também ajuda a reduzir o odor e o volume das fezes, minimizando inconvenientes da vida dentro de casa.
E claro, quando falamos de alimentação saudável para gatos é importante lembrar que os alimentos úmidos (os famosos “sachês”) também são uma parte importante, já que, quando aliados a um alimento completo e balanceado, ajudam a aumentar o consumo de água dos bichanos, contribuindo para a saúde do trato urinário.
Novos estímulos
Gatos castrados tendem a ficar mais sedentários nessa nova fase, por isso precisam de estímulos e exercícios! Investir em brinquedos para gatos que estimulem o movimento e a diversão é fundamental para garantir que o seu pet gaste energia e mantenha o escore de condição corporal ideal
Gatos que brincam com frequência são mais saudáveis, felizes, dormem mais tranquilos e se conectam com seus donos mais facilmente.
Para uma vida felina muito mais longa e saudável, aposte na diversão!
Novos horários
Gatos são seres que apreciam horários e rotinas: normalmente eles sentem fome, sono, vontade de brincar ou de descansar mais ou menos nos mesmos horários todos os dias. E uma das mudanças mais comuns nos gatos após a castração é justamente nessa rotina de horários ou em algumas etapas dela. Eles podem pedir para comer mais vezes no dia, dormir por mais tempo e reduzir o tempo de brincadeira, entre outros. Mas para essa adaptação é importante adequar uma nova rotina que equilibre alimentação, exercícios, brincadeiras e sonecas, de forma que garanta a saúde e o bem estar dos felinos.
Concluímos, então, que a castração é muito importante para garantir uma vida mais longa, saudável e feliz para os bichinhos que tanto amamos.
E para mais dicas de saúde e bem-estar animal, confira nossos outros posts!