Se você era um usuário da internet entre os anos 90 e 2000, provavelmente irá se lembrar da internet discada, ou dial-up. É provável ainda que, ao ler o termo internet discada, você se lembre daquele barulhinho que os aparelhos faziam! Nostálgico, não é?! Hoje, após tanta evolução no nosso modo de usar a internet, isso parece completamente descabido e ultrapassado, e pode parecer inacreditável para as gerações mais atuais, que já nasceram utilizando internet banda larga, e não sabem o que é esperar mais do que alguns segundos para acessar os sites pretendidos. Neste artigo vamos falar um pouco sobre a evolução da internet, e descobrir se a internet via fibra óptica é mais rápida que as outras.
O acesso à internet na era dial-up
Para se ter acesso à internet, era necessária uma rede telefônica conectada a um modem, que codificava a informação em forma de áudio, e um provedor de acesso. Enquanto o modem fazia seu trabalho, a linha telefônica permanecia ocupada, não podendo ser recebidas ou realizadas chamadas. Ela custava mais caro, e era muito mais lenta em comparação a que temos hoje. Por isso, havia alguns horários e dias específicos para usar a internet e, consequentemente, a linha telefônica, gastando menos.
A chegada da Internet banda larga
Para o alívio, alegria e surpresa de muitos, a internet banda larga chegou até nós no ano de 2000, com o primeiro provedor de acesso à internet de forma gratuita. Ela chegou para substituir a internet discada, com um acesso 1830 vezes mais rápido. Com ela, também era possível utilizar a internet e o telefone ao mesmo tempo, pois a conexão não dependia mais da linha telefônica. Ela veio para revolucionar a forma com que as gerações se relacionam com a internet, e vem evoluindo de forma gradativa e rápida. E no grupo da banda larga está a fibra óptica, e vamos descobrir se a internet via fibra óptica é mais rápida que as outras.
Algumas tecnologias presentes no serviço de banda larga
Muitas mudanças aconteceram no serviço de banda larga, e eles estão muito presentes no nosso dia a dia. Veja alguns exemplos.
Wi-Fi (Wireless)
Bendito seja, não é mesmo?!
Ao contrário dos usuários da internet até os anos 90, hoje podemos contar com a conexão Wireless. É a forma mais usada de manter os usuários conectados, pois é prática e permite uma qualidade e rapidez na navegação. Seu funcionamento consiste em “espalhar” um sinal de rede que possa ser captado pelos aparelhos a uma certa distância do modem que é a fonte da conexão, sem o uso de nenhum cabo, ou fio que permita a conexão.
ADSL
A sigla significa significa Asymmetric Digital Subscriber Line, ou “Linha Digital Assimétrica para Assinante” surgiu em 1989, e também utiliza a linha telefônica como um caminho para criar a conexão, mas sem deixá-la inutilizável, pois é transmitida em outra frequência. A ADSL oferece uma velocidade alta e tarifas mais baixas. Ela pertence a um grupo de tecnologias chamada Digital Subscriber Line, a famosa DSL.
O que é a internet via Fibra Ótica?
A fibra óptica é uma das variações do serviço de internet banda larga que vem sendo muito utilizada nos tempos atuais. Ela tem uma capacidade invejável de transmitir dados com alta velocidade.
A fibra óptica é uma espécie de vidro cilíndrico com filamentos transparentes, com a espessura de um fio de cabelo. Ela é isolada eletricamente, ou seja, não depende da eletricidade para transmitir seus sinais, e transmite dados com a velocidade aproximada à velocidade da luz por quilômetros de distância. Acho que isso explica porque a internet via fibra óptica é mais rápida que as outras.
Quais as vantagens da fibra óptica?
Este modelo de banda larga vem tomando seu espaço e forma gradual, e não só porque a internet via fibra óptica é mais rápida que as outras, mas por outras razões.
Velocidade
A fibra óptica se destaca das demais tecnologias justamente por sua velocidade e capacidade única de transmissão de dados, apresentando menos queda de sinal e instabilidade. É excelente para usuários que têm o hobby de jogar online, baixar filmes e vídeos, assistir online ou utilizar programas que demandam boa qualidade de conexão.
Segurança
Por não necessitarem de energia elétrica, o risco de incêndio por curto-circuitos em suas instalações é extremamente menor. Os cabos de fibra ótica também são mais resistentes às mudanças climáticas, e tais fatores o fazem sair na frente em questões de segurança também.
Adeus à interferência
Pelo fato de as demais transmissões funcionarem através de fios de cobre, há um alto índice de interferência de radiofrequência, o que pode acarretar em inconveniências na conexão. A tecnologia utilizada para a fibra óptica deixa os usuários isentos dessas interferências.
Afinal, a internet via fibra óptica é mais rápida que as outras mesmo?
Ao contratar um serviço de internet via fibra ótica, o usuário estará usufruindo do melhor serviço disponível atualmente, pois é o único a transmitir dados a uma velocidade quase incalculável de tão rápida. Todas essas vantagens apontadas fazem com que a fibra óptica seja a melhor opção para quem deseja estar sempre conectado, sem queda de sinal, problemas elétricos, interferências, e ter menos dores de cabeça com sua conexão no geral, por isso esse serviço está se popularizando de forma acelerada.
Se você já usufrui desse serviço, comente com a gente porque a internet via fibra óptica é mais rápida que as outras na sua opinião!