As ferramentas elétricas são eficazes para os mais variados segmentos, bem como marcenaria, construção civil e até mesmo para reformas e reparos domésticos e o famoso “faça você mesmo”, do inglês “do it yourself”, que vem se popularizando nos últimos anos e ganhando muitos admiradores e adeptos para a criação e adaptação de decorações e móveis para ambientes de casa. No entanto, as ferramentas elétricas exigem alguns cuidados especiais para mantê-las funcionamento bem e com eficiência por mais tempo, além de evitar riscos para quem está manuseando-as.
Usar a ferramenta adequada para cada tipo de reforma ou reparo, mantê-la limpa sempre após o uso e guardá-la em um local apropriado são as principais dicas para cuidar corretamente das ferramentas elétricas e manter sua durabilidade. Entenda abaixo.
Utilize a ferramenta certa
Furadeira, parafusadeira, esmerilhadeira, serra circular e lixadeira são alguns exemplos de ferramentas elétricas. Cada uma tem sua função, modelos diferentes e instruções de uso em particular. Por isso, é recomendado nunca utilizar uma ferramenta para um trabalho para o qual ela não é destinada. Além disso, também não aproveite um acessório de outro equipamento — isso pode danificar a peça, estragar a ferramenta e traz riscos para quem está realizando o trabalho.
Para fazer um bom uso da ferramenta, é importante verificar antes se as peças e engrenagens do equipamento estão bem lubrificadas, sem rachaduras nos cabos ou enferrujadas.
Atentar-se aos ruídos também faz parte do cuidado. Sons incomuns e possíveis trepidações podem ser um sinal de que há algo errado, e talvez alguma peça precise ser trocada.
Limpe sempre que utilizar
Ao usar qualquer ferramenta elétrica, é indicado fazer uma limpeza no equipamento, porque sujeiras podem ficar dentro dele e acabar queimando-o. Para se certificar de que não há nenhum resíduo dentro da ferramenta, utilize um pincel ou compressor de ar, para que tudo saia. Já a parte externa pode ser limpa com um pano mesmo.
Manter as ferramentas sempre lubrificadas também garante a limpeza, além de ser uma forma de revisar o funcionamento do equipamento.
O armazenamento apropriado faz diferença
Nem todo mundo sabe, mas o lugar onde as ferramentas ficam guardadas também influencia na durabilidade. Lugares secos, longe de qualquer umidade, são os ideais para armazenar os equipamentos. Assim, evita-se que eles se molhem e corram o risco de estragar.
Quanto à embalagem, o ideal é manter nas embalagens originais. No entanto, existem no mercado as maletas próprias para guardar ferramentas elétricas, que são mais resistentes e mantêm a proteção necessária, além de facilitar o armazenamento e o transporte.
Por Rodolfo Milone