Se o Natal é tempo de reunião e convívio em família, o ano novo é altura para celebrar com as pessoas mais chegadas ou aquelas que pode conhecer na festa da praia, no hotel, no restaurante ou nas baladas que viram a madrugada. Estar sozinho neste período não é uma boa opção. Os solitários podem amplificar este estado de alma e disparar uma série de fragilidades que só quem vive sozinho pode dar conta ou, às vezes, não. “A solidão pode ser mais sofrida quando se fala dos encontros e festas de Natal, das baladas e fogo-de-artifício da passagem de ano”, comenta Yris Monalizza de Souza, psicóloga de relacionamentos e consultora do site Amor&Classe (www.amoreclasse.com.br). O período de festa natalina é de encontros, trocas de presente e quando alguém reconhece a importância do “outro”, salienta a especialista. “Não ter esses pequenos apreços, pode ser ruim para quem não é lembrado, não é querido”, diz Yris.
Por outro lado, a comemoração da chegada de um novo ano traz às pessoas a sensação de vitória, conquista e ou esperança de melhoria no futuro. “Também neste aspecto estar isolado, solitário ou sem a companhia de alguém para compartilhar e viver o momento de renovação não é de todo bom”, afirma a sexóloga e consultora do site Solteiros50 (www.solteiros50.com.br), Carla Cecarello. A virada do ano é o momento de se ter uma carga positiva de inspiração para começar bem o ano. “Ter alguém ao lado para experienciar este momento é importante e faz muito bem para a alma e para o corpo”, salienta a especialista. “Quanto mais as pessoas ficam isoladas ou se mantém sozinhas, mais chances tem de ter dificuldades de aproximação, de manter contatos ou estabelecer relações sociais, dificultando, portanto, conhecer alguém para namorar, sair, ou mesmo para uma noite de sexo”, ressalta a sexóloga.
A solidão é uma forma de exclusão social, mas já existem diversas formas das pessoas evitarem esse isolamento. Uma delas é procurar por entidades que prestam serviços assistenciais, de apoio ou solidariedade nos casos mais dramáticos. Porém, em casos mais corriqueiros, as pessoas podem deixar a solidão bastando apenas um clique. A maneira como as pessoas mantém contatos, se encontram ou partem para uma relação amorosa ou sexual nunca mais foi a mesma desde que a internet chegou. Com os aplicativos para celular, que oferecem vários serviços na palma da mão, os encontros e paqueras se tornaram cada vez mais populares entre solteiros que procuram sexo casual, caso do www.c-date.com.br ou um relacionamento sério, caso do Solteiros50 ou do Amor&Classe, como exemplos . O grande atrativo dos aplicativos e sites é a facilidade de encontrar pessoas dispostas a um relacionamento ou apenas um encontro de uma noite que pode ou não terminar na cama.
Segundo a sexóloga Carla Cecarello, quem se aventura pelos caminhos dos aplicativos de encontros está procurando, principalmente, diversão e prazer. “Os motivos são muitos, mas, na grande maioria das vezes, as pessoas estão em busca de algo novo e diferente para suas vidas e especialmente nestes momentos de festa, quando se está sozinho, os aplicativos proporcionam mais emoção e, em alguns casos, mais prazer”, afirma. Porém, é importante lembrar, para aquelas pessoas que desejam entrar de cabeça nos relacionamentos por aplicativos e se aventurar, que as dicas de segurança são fundamentais, reforça Yris Monalizza de Souza. Segundo a psicóloga, “o usuário deve sempre checar o perfil do escolhido ou escolhida em outras redes sociais para descobrir se não está entrando em uma roubada”.
Caso você esteja na situação acima e não queira passar o Natal ou a virada do ano sozinho, apontamos abaixo os principais aplicativos de relacionamento que podem te dar uma “forcinha para encontrar um parceiro e curtir um fim de ano cheio de emoção e prazer”.
C-date
O site de encontros casuais alemão agora possui uma versão mobile. O aplicativo está disponível em dispositivos Android e IOS e permite criar um perfil para encontrar pessoas que estão próximas ao usuário. Ainda é possível descrever quais as preferências sexuais para encontrar um par compatível. O site possui cerca de 5 milhões de usuários do Brasil e está presente em 35 países.
Tinder
O aplicativo funciona por um sistema de geolocalização e mostra quem está próximo ao usuário. Para usar o app, basta conectar com a conta no Facebook. O aplicativo irá mostrar uma série de perfis e basta clicar no coração sinalizando aprovação. Se o escolhido fizer o mesmo, o app abre uma aba de bate papo para conversar com os ‘matchs’. O app está disponível para dispositivos Android, IOS e Windows Phone.
Happn
Bem similar ao Tinder, o aplicativo Happn mostra o perfil de pessoas que cruzam o caminho do usuário e ainda aponta o local e horário. Assim se você avistar uma pessoa interessante próxima, basta abrir o aplicativo para começar a conversa. Disponível para Android e IOS.
e-hookups
É para solteiros e casais que desejam conhecer novas pessoas, fazer novos amigos ou querem encontrar um parceiro. Destina-se a ser um lugar seguro e divertido para visitar, que concede a você acesso a esses materiais para sua própria diversão e entretenimento em um ambiente amigável.
Ysos
O ysos é o app oficial para casais, solteiras e solteiros marcarem encontros com pessoas reais sem enrolação, sem tabus, disponível no Google Play.
3nder
E para quem quer realmente se aventurar ou apimentar a relação, o aplicativo 3nder é voltado para pessoas que procuram sexo a três. Basta criar um perfil indicando o que deseja e o app irá mostrar pessoas com o mesmo interesse. Disponível para IOS.
Femme
O Femme é um app feito para o público feminino que busca um relacionamento sério com mulheres. Se você está em busca de uma amizade, um namoro ou um relacionamento entre mulheres, disponível na Google Play.
Adote um Cara
O site de encontros ganhou uma versão mobile e permite que as mulheres escolham qual cara elas querem adotar. Com uma interface engraçadinha, no app as mulheres comandam e os homens são meros produtos que elas podem adicionar ao carrinho ou não. Disponível para os sistemas IOS e Android.
POF (PlentyOfFish)
Oferece uma maneira inovadora e mais simples de encontrar novas pessoas. Sua ferramenta principal são os questionários, utilizando o bom e velho método de compatibilidade entre usuários. O aplicativo de relacionamentos POF está disponível para as plataformas Android e iOS (versão 9.0 ou superior).
Bumble
Com uma interface otimizada e opções diversas, pode servir como um aplicativo de paquera, apps de amizades ou como networking. Traz métodos divertidos e descontraídos como as mulheres darem o primeiro passo em 24 horas para realizar o primeiro flerte e eles 24 horas para responder, senão a conexão se perderá. É compatível com as plataformas Android e iOS (versão 10.0 ou superior).
Por Patricia