Ser capaz de cumprir as metas da empresa e estabelecer laços com os clientes são traços que diferenciam os profissionais acima da média dos demais, aqueles que são classificados como excelentes vendedores.
Não existe uma fórmula de sucesso exata para ser um desses vendedores que cativam e fidelizam os consumidores.
Mas há uma série de habilidades que devem fazer parte do repertório de um excelente vendedor que deseja ser bem reconhecido em seu trabalho. Descubra quais são esses atributos ao ler o artigo que preparamos para você.
6 atitudes essenciais para ser um excelente vendedor
Atualmente, além de fechar negócios, o profissional que atua no setor de vendas deve ser capaz de aperfeiçoar-se e estar em sintonia com as novidades do mercado.
Aliado a isso, está a necessidade de conectar-se com os clientes, como citamos anteriormente, com uma metodologia de vendas própria e comprovada, que o leva a cumprir e superar as metas de determinado período.
O desenvolvimento dessas habilidades exige dedicação contínua e vontade de melhorar cada dia mais. Se você já tem essa determinação, acompanhe as 6 recomendações abaixo e aplique-as em sua prática profissional.
Conhecer profundamente o produto
Um dos fatores determinantes para uma boa performance enquanto vendedor é o conhecimento.
Isso porque é ele quem permite que o profissional esteja preparado para lidar ou até antecipar as dúvidas dos potenciais compradores.
Semelhantemente, é o domínio sobre o produto ou serviço que possibilita ao vendedor acentuar as formas e as situações nas quais o seu produto pode solucionar as dores do cliente.
Por esses motivos, conhecer o produto em todos os seus aspectos é uma atitude básica que, quando não executada com seriedade, pode comprometer significativamente as chances de finalizar uma venda.
Construir um vínculo com o cliente
“Os melhores vendedores não focam puramente em vender, eles buscam construir relações de longo-termo. Você quer que os clientes e consumidores confiem em você e retornem de novo e de novo.”
Esse é um dos conselhos de carreira fornecidos pelo grupo Robert Walters, organização especializada em consultoria e recrutamento profissional que atua internacionalmente.
A recomendação acima resume uma das atitudes que distingue um excelente vendedor dos demais. Trata-se da disposição de “ir além” e investir esforços para construir uma relação com o cliente.
Atualmente, o termo rapport tem sido empregado para nomear essa habilidade e processo estratégico de criar uma conexão harmoniosa com o cliente.
O objetivo é tornar o lead mais receptivo às suas ideias ao demonstrar o interesse genuíno que você nutre por ele e pela empresa dele.
Além de aumentar a possibilidade de fechar negócio, o vínculo criado pode fidelizar o lead, auxiliando você a manter sua carteira de clientes.
Saber ouvir ativamente
Uma parcela significativa do trabalho de um excelente vendedor está associada a possuir e desenvolver diariamente as habilidades de persuasão, assim como dedicar-se a elaborar e apresentar suas propostas com competência.
Essas tarefas demandam que o vendedor fale e explique numerosos aspectos do produto ou serviço vendido aos seus clientes.
Embora seja uma parte fundamental, falar não é tudo e os melhores vendedores do mercado sabem disso.
Para ser um excelente vendedor é essencial permitir que os prospects assumam o protagonismo e relatem suas necessidades, interesses e dúvidas. Dessa forma, eles estarão engajados no processo de venda e, consequentemente, as conversas serão mais produtivas.
Nesse contexto, a escuta ativa é uma habilidade muito valiosa. Ela auxilia a construir relações de longo prazo com o cliente e a demonstrar interesse genuíno por suas dores.
Fazer um bom follow-up
Enquanto outros profissionais falham na tarefa de prestar um follow up de qualidade após apresentar uma proposta aos seus clientes, os excelentes vendedores dedicam-se a essa etapa de manter o contato com os prospects.
Isso ocorre porque os vendedores mais competentes entendem a importância de estabelecer múltiplos contatos com o cliente, nutrindo o interesse pelo produto ou serviço a fim de fazer com que ele prossiga em sua jornada, ou seja, avance pelos níveis do funil de vendas.
Com a rotina atarefada e repleta de compromissos, é possível que os retornos sejam simplesmente esquecidos.
A fim de evitar isso, a organização e implementação de ferramentas tecnológicas são medidas eficientes a serem tomadas para fazer o follow up de vendas de forma coordenada e assertiva.
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Estudar e se atualizar constantemente
Vendedores competentes sabem que o mercado não é uma entidade estática. Ao contrário, ele é dinâmico por natureza, pois sempre está se modificando.
Ciente disso, para manter-se informado e assumir uma postura de especialista, o excelente vendedor está continuamente expandindo seus conhecimentos.
Isso envolve uma pesquisa dedicada e perpétua sobre as tendências e inovações que estão moldando o nicho do mercado em que você atua.
Gerenciar o tempo com sabedoria
Profissionais de vendas que se destacam sabem como administrar seu tempo disponível a fim de impulsionar sua produtividade.
Para tanto, é necessário ser crítico e avaliar quais oportunidades de vendas merecem ou não receber tempo e atenção.
A seleção é importante para evitar que horas preciosas sejam despendidas com atividades que trazem pouco ou nenhum retorno.
Embora existam outras características que definem o excelente vendedor, acreditamos que as práticas listadas acima estão entre as mais fundamentais. Portanto, ao colocá-las em prática, você irá aprimorar seu trabalho enquanto vendedor, tornando-se um profissional cada vez mais competente.