O final do ano praticamente já chegou. Seja para descansar ou passar mais tempo com a família e/ou amigos, muitos brasileiros aproveitam esse período para relaxar e fazer viagens e passeios. No entanto, para colocar em prática, é preciso ter um bom planejamento financeiro para encerrar o ano bem e começar o próximo melhor ainda — e sem dívidas.
Para isso, basta organizar os custos da viagem para que caibam dentro do orçamento disposto. Colocar na ponta do lápis todos os gastos, definir o destino e os passeios, procurar por passagens aéreas em promoção e hotéis ou pousadas com preços acessíveis são algumas das etapas de planejamento para que a viagem ocorra bem.
Confira abaixo três dicas para se planejar financeiramente para as próximas férias:
1. Organize as finanças
Para definir um orçamento para gastar na viagem, é preciso primeiro organizar as próprias finanças. Ou seja, colocar no papel ou em uma planilha quais são os gastos existentes e os ganhos. Assim, é possível identificar com mais facilidade onde dá para economizar e dedicar um valor bacana para as férias, evitando possíveis dívidas após a viagem.
2. Defina o destino com todos os envolvidos na viagem
Após organizar as finanças, o próximo passo é definir o destino da viagem. Para isso, é importante alinhar com todos os envolvidos — que vão fazer a viagem. O ideal é separar mais de um destino e ver qual compensa mais, conforme a situação financeira e gostos pessoais de cada um.
3. Planeje os roteiros e passeios
Definindo o destino, fica mais fácil planejar os roteiros e passeios — isso ajuda a definir com maior precisão os possíveis gastos. Não é necessário traçar todo o roteiro da viagem — afinal, é gostoso também conhecer o lugar e decidir no momento para onde ir. No entanto, é possível definir alguns dos passeios que mais querem realizar, por exemplo.
Nesse momento, também é bacana envolver todos que farão a viagem com você. Assim, juntos, é possível combinar passeios, restaurantes e pontos turísticos que queiram conhecer em comum. Definir esse roteiro também ajuda a planejar os gastos, auxiliando a poupar dinheiro e já animar todos com as tão sonhadas férias de final de ano.
Por Alice Bachiega