Em tempos de redes sociais ficou muito mais fácil consumir e compartilhar informações, conhecer outros profissionais da sua área e até, ganhar novos clientes e pacientes.
Mas, apesar das novas possibilidades criadas pela internet, nada substitui o contato direto e o olho no olho. Por isso, investir em eventos é uma ótima forma de expandir seus conhecimentos e rede de contatos.
São em eventos de diversos segmentos que dezenas de pessoas interessadas por um mesmo assunto se reúnem para trocar experiências e fazer investimentos.
No caso da área da saúde, eventos, como feiras e conferências, são peças fundamentais para a profissão, seja qual for a área.
Em eventos é possível ampliar as redes de contatos, atualizar-se com novidade do mercado, observar a concorrência, descobrir soluções para os negócios, achar novos talentos para o consultório e agregar experiências e diferenciais ao currículo.
Seja realizando o seu próprio ou participando de um evento organizado por terceiros, marcar presença em congressos, feiras e palestras é se fazer visto e lembrado perante o mercado.
Abaixo, confira algumas dicas de como fazer bom proveito dos eventos.
Interaja
Se os eventos são, principalmente, uma oportunidade de fazer conexões e divulgar o seu trabalho ou empresa, prestar atenção em como você se apresenta é a chave do sucesso.
Por isso, seja proativo e não tenha medo de se aproximar das pessoas para conversar. Não se esqueça de levar cartões com seus contatos para distribuir para aqueles com que você conversar.
Outra dica de ouro é procurar saber quem são os organizadores e se aproximar deles para se apresentar e falar do seu trabalho.
Essa pode ser a sua porta de entrada para o mundo dos eventos caso não tenha experiência.
Ao se aproximar dos organizadores você poderá conseguir convites para participações, desta vez como palestrante ou convidado de destaque.
Organize palestras
Por falar em palestras essa é a melhor forma de se destacar em um evento como profissional da saúde. Você pode participar em um evento de terceiros ou organizar a sua própria palestra. Seja como for, é preciso levar algumas coisas em consideração:
Se prepare
Para ser um bom palestrante não basta dominar o assunto em questão, como saber de cabo a rabo sobre lente de contato ou quanto custa um clareamento dental, por exemplo, é preciso ter desenvoltura e prender a atenção da sua audiência.
Essa pode ser uma tarefa difícil, especialmente para quem está acostumado com o dia a dia de um consultório, por isso, para garantir uma apresentação completa e sem erros, treine suas falas e revise o conteúdo da apresentação. Preveja possíveis perguntas que possam aparecer e suas respostas e invista em imagens, gráficos, vídeos e dinâmicas para deixar a palestra mais fluída.
Defina seus objetivos
Saiba exatamente o porquê de você estar organizando a palestra. Definir objetivos é crucial para garantir que o evento não seja um desperdício de tempo e dinheiro, pois são os objetivos que guiarão você na hora de planejar os conteúdos oferecidos.
Dentre os seus objetivos podem estar:
- Educar o público-alvo;
- Apresentação de novos produtos e serviços;
- Captar novos pacientes para sua clínica;
Conheça o seu público
É preciso saber para quem exatamente você irá falar, caso contrário se corre o risco de montar um evento genérico e nada interessante para quem o visita.
Por isso, levantes informações como:
- Faixa-etária;
- Principais hábitos e assuntos de interesse;
- O seu público já tem conhecimento prévio sobre o assunto abordado?
- O seu público é mais específico ou geral?
Pense na estrutura do evento
Mesmo que não seja você o organizador do evento é preciso saber qual a estrutura disponibilizada, assim, você pode adaptar a sua apresentação ao espaço ou pedir que alterações sejam feitas.
Distribuir para seu público kits com papel e caneta para anotações pode ser um diferencial. Além disso, use e abuse de equipamentos multimídia (projetor, caneta laser pointer, microfone, caixa de som…)
Forneça certificados para os participantes
Seja qual for o seu público, colaboradores de uma empresa, público externo interessado em um assunto específico ou público em geral, é importante fornecer um certificado de participação.
O certificado é a comprovação de que os participantes se envolveram e ganharam conhecimentos. O documento, também, confere ao palestrante autoridade e referência no mercado.
Divulgue a sua participação
Em tempos de internet a divulgação é a chave do negócio. Por isso, faça uso das redes sociais e seus recursos, se precisar leve alguém com você para ser responsável apenas por fazer a cobertura da sua participação.
Se a sua contribuição com o evento for visitar procure produzir conteúdos para mostrar que você esteve lá, tires fotos e faça vídeos com qualidade. Ao decorrer do evento faça stories, no caso do Instagram, e postagens em tempo real.
Lembre-se de marcar a página oficial do evento e incluir as hashtags criadas especialmente para ele.
Se você é o organizador o trabalho de divulgação precisa começar antes mesmo da data do seu evento. Crie contas nas principais redes sociais do momento e produza conteúdo dando todas as informações sobre ele para os interessados e o que se pode esperar do evento.
Enviar releases para publicações do setor e sites de notícias relacionadas ao seu mercado e o envio de e-mail marketing para uma base de e-mail pré-determinada são ótimas maneiras de atrair o interesse para o seu evento.
Pesquise por palavras-chave, como tratamento de canal preço ou implante dentário valor, para saber o que seu público está procurando e querendo saber sobre o mercado, assim você poderá planejar palestras, trazer convidados e montar estandes que deixem o seu evento mais atrativo para ele.
Eventos online
A pandemia certamente trouxe muitos desafios, especialmente para o ramo de eventos. Muitos congressos, palestras e workshops que estavam sendo programados tiveram de ser adiados ou cancelados. Entretanto, essa situação também trouxe a luz o uso da tecnologia.
Vários organizadores viram na internet uma saída para dar andamento aos eventos já marcados ou,até, criar novos, já que essa é uma forma mais barata e que não requer uma grande infraestrutura.
Dentre os eventos online que você pode fazer estão:
Cursos e workshops
Atualmente, é possível encontrar cursos e workshops sobre diversos temas. No ramo da saúde não é diferente. Essa é uma boa oportunidade para você passar o seu conhecimento para frente e sem sair de casa.
Por se tratar de aulas online, o aluno pode facilmente se distrair, portanto, ache formas interativas e criativas para prender o foco dele e separe um tempo para que seus alunos possam tirar dúvidas.
O ideal é que esse curso ou workshop conte com um site próprio e seja dividido em temas com vídeo curtos e muitas atividades interativas. Eles podem ser ao vivo ou gravados, com a realização de lives exclusivas para os alunos.
Meetups
Sim, é possível fazer encontros com outros profissionais da saúde, como os feitos e congressos e simpósios, sem sair de casa. Reúna colegas de profissão por meio de plataformas de vídeo chamada para trocar informações e construir sua rede de contatos.
Webinars
Esse é um evento criado especialmente para o meio digital. Trata-se de conferências, palestras ou reuniões feitas pela internet. Geralmente, os webinars são transmitidos em tempo real por plataformas online, como o YouTube.
Esse formato é bem dinâmico, pois permite que os participantes interajam por meio de perguntas, feitas pelo chat, e, até, via vídeo. É possível, também, transmiti-los em vários lugares diferentes simultaneamente e, assim, alcançar pessoas que normalmente não teriam contato com o seu trabalho, seja por motivos de localização ou infraestrutura.
Conteúdo produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clinica Ideal.