Redecorar ou reformar o apartamento é algo que muitas pessoas desejam fazer em seus lares, seja porque estão cansadas do visual atual ou para até mesmo valorizar o apartamento em uma futura venda. Fato é que, além de verificar com a imobiliária se é possível realizar alguma mudança no ambiente, as reformas acabam sendo trabalhosas e mais caras do que o planejado na maioria dos casos. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas para que você possa reformar seu apartamento gastando pouco. Então, para saber tudo sobre o assunto não deixe de ler esse post.
Planejamento
O primeiro passo antes de começar a obra e antes mesmo de comprar os materiais é realizar um planejamento incluindo tudo o que será envolvido, desde itens necessários, até orçamento, prazos, etc. Mesmo que você não realize grandes mudanças, ter um planejamento bem definido ajuda a controlar os gastos, além de manter o foco no que realmente é necessário. Tenha um objetivo e conceito para seguir, pois assim é mais fácil passar por todas as etapas sem qualquer surpresa ou desvios. Por exemplo, se você deseja reformar apenas a cozinha, foque nela e deixe itens desnecessários de lado.
Orçamento
Agora que já realizou o planejamento e definiu seus objetivos, estabeleça quanto você está disposto a investir na reforma. Uma boa dica é estipular o gasto ideal e o gasto máximo, para que caso surja alguma surpresa você ainda possa arcar com seus custos. O orçamento será o responsável por guiar a obra junto com o planejamento, lembrando que imprevistos podem ocorrer, mas não devem ocupar a maior parte deste último. Lembre-se de criar um teto de gastos, para além de auxiliar em possíveis contratempos, também ser possível controlar a vontade de realizar outras mudanças.
Faça pesquisas
As pesquisas são essenciais para que você possa reformar seu apartamento gastando pouco. Isso porque, tanto a mão de obra quanto os materiais são os dois fatores que mais influenciam nos gastos, sendo necessário atentar-se a eles para obter bons resultados sem ultrapassar o orçamento. Por isso, pesquise antes de fechar o negócio. Converse com conhecidos que já realizaram obras e reformas para que possam indicar mão de obra de boa qualidade, que não cause problemas e que tenha um preço justo. Além disso, com tantos materiais disponíveis no mercado, é possível encontrar variações de preço e qualidade, sendo possível fazer algumas pesquisas até mesmo na internet, antes de efetivar a compra.
Faça você mesmo
Ainda é possível realizar você mesmo algumas etapas, como pintar as paredes, reformar os móveis, pendurar quadros, mudar objetos de lugar, entre outras atividades que evitam gastos com mão de obra. Muitas pessoas possuem habilidades manuais e ainda é possível aprender diversas delas com tutoriais disponíveis na internet. Além de economizar, realizar esse tipo de trabalho é uma forma de passar o tempo, ainda mais pela pandemia do Covid-19 que acaba nos obrigando a ficar dentro de casa. Assim como podem ser um tipo de hobby, as atividades ainda podem acalmar e tranquilizar a mente, desde que sejam prazerosas.
Piso sobre piso
Atualmente existem diversos recursos para evitar o quebra-quebra dos pisos, assim como economizar tempo e dinheiro. É possível então utilizar a técnica do “piso sobre piso” que é capaz de esconder o assoalho original. É muito importante levar em conta a condição do piso atual e do espaço para que seja possível também escolher outras formas de aplicação, como a direta, sobreposição, remoção total ou parcial do antigo.
Revestimentos
Os revestimentos de parede fazem parte das soluções mais práticas, quando falamos de reformas mais baratas. Por isso, para mudar o visual de sua parede, você pode utilizar, pastilhas, papéis de parede, adesivos, tintas para azulejo, etc, sem fazer muita sujeira ou precisar gastar muito.
Além disso, ainda é possível criar uma parede de tijolinhos com o próprio tijolo ou papel de parede com efeito 3D, que pode ser utilizada em diversos tipos de ambiente promovendo um estilo único para o local.
Espelhos
Por fim, uma outra dica para reformar seu apartamento gastando pouco é saber como utilizar os espelhos. Além de ampliarem o ambiente, são ótimos para mudar o espaço sem gastar muito. É possível utilizá-los como ponto de destaque em alguma parede ou móvel, e até mesmo em toda a parede do hall de entrada. Lembre-se de que espelhos na horizontal oferecem amplitude na largura e na vertical o espaço se torna ligeiramente mais alto. Não se esqueça de pesquisar em lojas diferentes para encontrar o melhor custo-benefício.
Viu como reformar seu apartamento pode ser mais prático e simples? Com essas dicas é possível transformar seu lar sem precisar extrapolar o orçamento ou ter dores de cabeça. Se seu imóvel é alugado, verifique com a imobiliária a possibilidade de realizar reformar para evitar transtornos futuros. Lembre-se de que planejamento e organização são fundamentais para que você consiga reformar seu apartamento gastando pouco.