A SEO, a base de toda a notoriedade na internet
A SEO ou Search Engine Optimization é a arte de optimizar o seu site para aparecer nos resultados dos motores de busca, incluindo o gigante Google (que por si só recupera 90% das pesquisas).
A vantagem da SEO é que não é necessário ter qualquer treinamento especializado para se engajar na otimização. Para começar em SEO, é necessário começar por definir as suas palavras-chave. Palavras-chave são as expressões ou um conjunto de palavras que os utilizadores da Internet irão digitar nos motores de busca quando necessitem uma informação.
VEJA AQUI COMO DIVULGAR EM NOSSO SITE:
Como publicar um Guest Post no Planeta Folha?
Uma vez listadas todas as palavras-chave correspondentes às pesquisas que os internautas poderão fazer, será necessário criar uma página dedicada a cada palavra-chave.
Por exemplo, se você quiser se posicionar em “Jóias para mulher” e “anel para mulher”, será essencial criar uma página por palavra-chave e seguir as melhores práticas em termos de otimização.
A pesquisa por palavra-chave e a criação de uma página dedicada é o primeiro passo na otimização SEO.
Quais são as boas práticas a serem respeitadas?
O Google leva em conta mais de 200 critérios para o posicionamento dos sites, por isso é quase impossível otimizar tudo. Além disso, eles não revelam todos os critérios ao público em geral.
No entanto, é importante otimizar um site o máximo possível para obter resultados satisfatórios, também é preciso muita paciência, pois a idade do domínio também é um fator que o Google tem em consideração.
Aqui estão alguns pontos importantes para aumentar o tráfego para o seu site
- O conteúdo do seu site deve ser absolutamente único (a cópia de textos na sua totalidade noutros sites é fortemente desaconselhada).
- Você deve ter um “design responsivo”, ou seja, deve se adaptar automaticamente ao tamanho da tela para receber mais tráfego móvel.
- Velocidade de carregamento do site
- Procure procure as melhores palavras-chave para o seu site. Veja o que os seus concorrentes estão usando como palavras-chave e use ferramentas de palavras-chave como o “Google Keyword Planner”, por exemplo. Não se esqueça de focar o seu público e considerar todas as palavras que eles irão introduzir nos motores de busca.
- Instale um certificado SSL no seu site
- Optimize as suas imagens, certifique-se de que não demoram muito tempo a carregar e certifique-se de que têm texto ALT.
- Preencha a “meta descrição” Isto é o que pode aparecer na página de resultados do motor de busca e é uma boa oportunidade para vender o conteúdo da sua página web. Crie este texto que vai atrair as pessoas a clicar no seu site. Você precisa ter certeza de que ele contém palavras-chave se você quiser sentir um efeito SEO positivo.
- Compartilhe seu site em redes sociais e não se esqueça de colocar botões de compartilhamento em seu site.
- Links externos apontando para o seu site é uma das coisas mais importantes a considerar, mas não cometa o erro de comprá-los nos chamados sites SEO, pois pode ser muito negativo para o seu site (os motores de busca não gostam disso). Uma boa maneira de obter links de qualidade para o seu site é fazer “guest blogging”.
O que é guest blogging?
Guest blogging ou blogging convidado é a arte de propor a outro site ou blog para produzir conteúdo gratuito e pedir em troca para inserir um link para o seu site.
Para o site hospedeiro isto significa conteúdo qualitativo gratuito, sem ter que gastar tempo para escrever ou pagar um editor.
Para você, a vantagem é dupla: você ganha algumas visitas curiosas ao seu site e recebe de volta links que apontam para o seu site. Esses links, que no jargão são chamados de “backlinks”, são positivos para o seu SEO!
Para encontrar sites que aceitam “guest posts” você pode pesquisar no Google ou usar uma plataforma especializada como guestposts.com.br, que é uma excelente ferramenta para guest blogging em português.