A pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19), deixou a grande parte dos empresários e empreendedores de todo o país preocupados. Afinal, uma das medidas mais eficientes para conter a disseminação e a evolução do vírus é o isolamento social.
Dessa forma, as empresas tiveram que se adaptar a uma nova modalidade de trabalho: o famoso home office. Embora seja uma crescente atual no Brasil, o trabalho remoto já é uma realidade em diversos países que buscam por uma melhor qualidade de vida.
O home office, ou escritório em casa, pode reunir uma série de vantagens, tanto para o colaborador, quanto para a empresa. Inclusive, em um momento de recessão econômica, ele pode contribuir com a economia de recursos e a redução de encargos sociais.
Sendo assim, que tal entender um pouco mais sobre as vantagens do home office durante a pandemia? Listamos, a seguir, como ela modalidade pode ser útil na relação entre empresa-colaborador. Continue lendo!
Vantagens para o colaborador
A evolução da tecnologia permitiu a criação de novos sistemas e modelos de trabalho. Com isso, o home office se tornou um sucesso na vida de profissionais que buscam por conforto e comodidade. Veja:
1. Flexibilidade
Imagine só contar com horários flexíveis de trabalho e com a tão sonhada liberdade profissional? Bom, é exatamente isso que faz com que o home office seja extremamente vantajoso para os profissionais.
Dessa forma, é possível executar as suas atividades em momentos de maior concentração, conciliar os compromissos pessoais, como a aplicação de arara de parede e, principalmente, adquirir um tempo de lazer maior.
2. Conforto
O sonho de todo profissional é não se preocupar em enfrentar horas no trânsito, não esperar o transporte público ou chegar em casa cedo, não é mesmo? Então, esses elementos têm sido um dos maiores benefícios do home office.
O conforto em não enfrentar a rotina, poder organizar o seu espaço de trabalho de acordo com sua personalidade e realizar tarefas de casa são fatores determinantes para o crescimento do trabalho remoto.
3. Qualidade de vida
Os tópicos mencionados acima podem gerar uma melhor qualidade de vida. Afinal, o tempo economizado pode ser revertidos em atividades de lazer, como: almoços em família, instalar silestone, passeios com o PET, estudar outros idiomas, praticar exercícios físicos, entre outros.
Dessa forma, o profissional consegue aplicar medidas que contribuem com o desenvolvimento do seu bem-estar, garantindo a motivação e, por consequência, o aumento da produtividade.
Vantagens para o empregador
Engana-se quem pensa que só o colaborador consegue aproveitar os ganhos do home office. Na verdade, o empregador também adquiri uma série de vantagens. Acompanhe a seguir:
- Economia com encargos sociais;
- Aumento da produtividade;
- Desenvolvimento de produtos de qualidade;
- Otimização de atividades;
- Redução de desperdício de recursos;
- Vantagens fiscais;
- Economia com aluguel, internet, conta de água e luz, manutenção de elevadores, entre outros;
- Leis trabalhistas mais estruturadas;
- Contratação de especialistas e talentos focados em áreas específicas.
Portanto, além de ser uma ótima medida para conter a evolução do coronavírus, o trabalho remoto pode gerar vantagens significativas para a relação entre colaborador-empresa.
Gostou do nosso post sobre as vantagens do home office? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!