Se você quer ter uma casa com muito conforto e qualidade, deve aprender como manter a piscina limpa. Afinal, ela provavelmente será um dos principais pontos de lazer da sua residência.
Quando temos uma piscina limpa em casa, ela se torna um ambiente não só para valorizar o ambiente, mas também para ser um lugar para reunir a família. Afinal, o Brasil é um país com um verão bem quente e, por isso, a piscina pode ser um centro de lazer para toda a família e amigos.
Além disso, é importante saber como manter a piscina limpa pois existem muitas doenças que podem ser transmitidas pela qualidade da água.
Vamos aprender como manter a piscina limpa? Então siga a leitura abaixo!
Entenda os diferentes estágios de como manter a piscina limpa
Para saber como manter a piscina limpa, é necessário trabalhar com dois estágios diferentes. Trabalhando dessa forma, fica mais fácil de conseguir manter a piscina limpa por mais tempo.
O primeiro estágio é a limpeza profunda. Ela é necessária porque a piscina, de fato, acumula bastante sujeira com o tempo e é preciso dar um trato extra nela para poder deixá-la adequada para a natação.
Já o segundo estágio é o de manutenção. Quando feita adequadamente, você faz com que a limpeza profunda seja realizada com maior espaçamento de tempo. Isso é importante pois a limpeza profunda é mais cara (é necessário tirar a água, contratar uma equipe), mas também porque ela é mais trabalhosa. Portanto, a manutenção deve ajuda a limitar os danos sofridos pela piscina, o que evita que você gaste tanto dinheiro e trabalho com ela.
A limpeza pesada deve ser feita usando 3 elementos específicos:
- o uso da escova e peneira;
- o aspirador e filtro;
- tratamento químico.
O primeiro passo é remover toda a água da piscina para poder limpá-la por completo. Aliás, esse é o processo realizado por piscinas artificiais no mundo inteiro. Até o famoso Piscinão de Ramos também remove praticamente toda a sua água para poder fazer a limpeza.
Depois de remover a água, comece a limpeza com uma escova pra poder limpar todas as paredes e tirar a sujeira mais pesada. Use algum produto específico para poder garantir que nenhum tipo de sujeira ficará presa em nenhuma das superfícies do ambiente.
Tenha uma rotina de limpeza simples para conservar a piscina
O ideal é que a limpeza pesada explicada no ponto anterior seja algo bem raro na sua rotina. Talvez uma vez por ano ou um pouco menos. Isso porque é muito caro tirar e colocar a água frequentemente na sua piscina.
Para não precisar repeti-la com frequência, o melhor a fazer é ter uma rotina de limpeza simples que ajude a conservar a qualidade da água e da própria piscina em si.
O primeiro ponto para isso é usar uma peneira que ajude a pegar as sujeiras maiores que fiquem na superfície da piscina, como folhas de árvore ou até mesmo pequenos insetos. Em seguida, remova os outros detritos com um aspirador, que serve inclusive para tirar aquelas sujeiras que ficam no fundo da piscina e não podem ser coletados pela peneira.
Em seguida, use um filtro, que pega sujeiras ainda mais profundas e menores, garantindo mesmo que a água sairá de lá bem limpa. Nem todas as ações serão realizadas sempre. A peneira pode ser feita todo dia, o aspirador e o filtro em frequências diferentes. O ideal é seguir as instruções do fabricante que vender os equipamentos para você.
Mantenha uma capa protetora para proteger a piscina
Você com certeza já ouviu falar que prevenir é o melhor remédio, correto? Então é importante adicionar uma camada de prevenção na sua rotina de limpeza de piscina. Afinal, assim você garante mais sucesso nesse processo.
Pense da seguinte forma: uma limpeza de piscina é um processo de várias camadas. Você pode limpar com uma escova e produtos, como dissemos antes. No entanto, pode adicionar uma camada superior nisso, que é a manutenção. Quanto mais manutenção, menos sujeira vai para a fase de limpeza.
Mas também é possível adicionar uma terceira camada em cima disso, que é a prevenção. Quanto mais prevenção, menos manutenção é necessária e, por consequência, menos limpeza pesada também.
Uma boa ideia de prevenção é usar uma capa protetora para quando a piscina não estiver em uso, especialmente no inverno. A ideia é que a capa evite que poeira, insetos e outros detritos caiam na água e prejudiquem a qualidade da água.
Tome cuidado com os arredores da piscina para evitar sujeiras
Por fim, se você quiser adicionar ainda uma última camada extra de prevenção, pode tomar cuidado com a presença de objetos nos arredores da piscina. Isso evita ainda mais sujeira.
Por exemplo, é claro que ter uma árvore perto da piscina é muito bonito, mas as folhas podem prejudicar a água. Ter a capa ajuda, mas não ter a árvore ajuda ainda mais.
Seguindo essas dicas, você saberá como manter a piscina limpa pois terá ferramentas para montar a sua rotina de limpeza com as camadas que desejar e julgar mais importante.
Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião!