Uma das grandes preocupações para o dono de um mercado é o de como gerenciar equipe de supermercado. Afinal de contas, um estabelecimento desses conta com um grande número de profissionais e é difícil lidar com todas as necessidades individuais deles ao mesmo tempo em que se extrai o máximo de produtividade e de trabalho em equipe para que os clientes sejam bem servidos.
Hoje em dia, o setor de supermercados passa por algumas grandes mudanças. Ao mesmo tempo que reafirma sua importância social (foi um dos poucos setores que cresceu mesmo com a pandemia do novo coronavírus), ele enfrenta mudanças tecnológicas que colocam muitas coisas em questão, como os mercados sem funcionários que começaram a ser testados nos EUA e no Brasil. Assim, é importante saber como gerenciar equipe de supermercado no meio dessa mudança, mantendo-os produtivos e com um plano de carreira na empresa.
E aí, quer aprender algumas dicas importantes que vão ensinar como gerenciar equipe de supermercado? Então siga a leitura abaixo!
Como gerenciar equipe de supermercado: 5 dicas
1. Garanta boas condições de trabalho para todos
A primeira dica para garantir um bom trabalho com o time do seu supermercado é oferecer a eles boas condições de trabalho. Isso inclui, mas não se limita, a ter bons equipamentos e materiais para que eles possam desempenhar as suas funções. Se não for assim, eles ficarão cada vez mais frustrados e menos produtivos.
Por exemplo, a sua equipe de cartazes precisa trabalhar com os melhores insumos para poder produzir os cartazes essenciais do mercado. Nesse caso, é importante trabalhar com fornecedores como a Visual Super.
Já nos outros setores, especialmente naqueles que fazem confecções próprias (como a padaria), é essencial usar o próprio estoque do mercado para ter os insumos de maior qualidade possível.
2. Trate as questões de trabalho com isonomia
Uma equipe de supermercado deve contar com aproximadamente 100 profissionais diferentes, especialmente os mercados que trabalham com 2 turnos. Se forem 5 profissionais por setores (açougue, padaria, frutaria, charcutaria e outros), fora os caixas, gerentes e líderes de equipe, em dois turnos diferentes, facilmente ultrapassamos esse número.
Não dá para colocar 100 pessoas em um ambiente, dividindo espaço por 8 horas, e achar que não haverá problemas. Eles existirão, claro. No entanto, é essencial tratar essas questões com isonomia e justiça. Ainda que você tenha uma relação melhor com um profissional ou outro ou que um deles seja mais produtivo do que o outro, é essencial que todos saibam que há um tratamento igualitário e justo dentro da empresa.
3. Elimine situações de conflito no ambiente de trabalho
Existem certas situações que geram oportunidades de conflito no ambiente de trabalho. É essencial evitar que elas existam, pois cada oportunidade de conflito pode reduzir consideravelmente a produtividade da equipe.
Por exemplo, suponha que dois profissionais tiveram uma discussão no ambiente de trabalho e, atualmente, tratam-se com certa hostilidade. Não faz sentido deixá-los no mesmo turno, pois se encontrarão nos vestiários ou nas áreas comuns e isso abrirá margem de conflito.
É claro que não dá para ir remanejando todo mundo o tempo todo, o que faz com que seja necessário ir desarmando os conflitos com mediação e negociação. No entanto, quando não se tem mais o que fazer, é hora de tomar atitudes mais drásticas.
4. Use análise de dados para medir produtividade
Para fazer uma boa gestão, é essencial usar dados para medir e analisar a produtividade do seu time. Isso é importante pois os dados ajudam a retratar a realidade de maneira menos enviesada. Assim, você pode tomar decisões que são mais racionais e que terão um impacto melhor no seu time.
Para isso, pode ser necessário alterar o dia a dia dos profissionais, inserindo novas tarefas para eles, como a medição de seus próprios níveis de produtividade. Afinal, de alguma forma os dados devem ser coletados.
5. Proponha um plano de carreira para seu time
Por fim, é importante entender que muitas pessoas enxergam trabalhar em um supermercado e outras áreas de serviço como uma área sem futuro. Isso, claro, reduz os níveis de motivação.
No entanto, não precisa ser assim. É possível pensar em um plano de carreira para os profissionais, inserindo cursos e formações específicas para que eles se tornem mais especializados e capazes de realizar suas funções. Isso ajudará com que eles se sintam motivados e dedicados ao trabalho.
Essas são algumas das principais dicas de como gerenciar equipe de supermercado atualmente. É importante desenvolver inteligência emocional para lidar muito bem com um time diverso e extenso de profissionais, de modo a conseguir extrair o máximo de produtividade deles. Para isso, você precisa aprender a proporcionar um bom ambiente de trabalho, tratar a todos de maneira justa e criar condições positivas para que cada um possa mostrar suas capacidades.
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