Apesar de ser um assunto nada acolhedor, é muito importante pensar nos possíveis imprevistos que acontecem dentro da nossa própria residência.
Isso, pois toda segurança dentro de uma casa ou apartamento é pouca. O espaço pode parecer estar protegido, no entanto, quando aparecem situações nada a agradáveis, como incêndios, furtos e roubos, além das perdas financeiras, também apresenta riscos e perigos para os próprios moradores.
E uma das principais causas de acidentes e situações que acontecem são os incêndios residenciais.
Eles ocorrem por diversos motivos e pode comprometer boa parte dos recursos e até mesmo causar danos nos membros da família.
Além disso, os preços de reconstrução de uma casa com danos de incêndios residenciais também podem ser elevados.
Por essa razão, nós elaboramos este conteúdo para te mostrar como é possível evitar os incêndios residenciais. Quer saber mais sobre tudo isso? Então nos acompanhe!
1. Tenha cuidado com os elevadores
Especialmente para quem mora em apartamentos e possui membros da família com alguma deficiência física, é extremamente importante analisar se o edifício realiza manutenção de elevador de maneira regular.
Afinal de contas, em caso de aparecimento de incêndios residenciais, o primeiro passo para se prevenir sem causar danos e sair imediatamente do edifício. E muitas das vezes o elevador predial pode não estar em funcionamento.
Isso pode significar uma dificuldade a mais no momento de deixar o apartamento. Além disso, outro equipamento que muitas empresas utilizam para esse tipo de situação é o elevador de escada.
Por sua vez, ele é instalado na própria escada e é utilizado em casos em que o elevador está em manutenção, por pessoas com deficiência.
2. Tenha extintores contra incêndios residenciais
Outra forma de se prevenir em sua residência é armazenado sempre que possível um extintor que esteja dentro da validade e com boas condições de uso.
No momento de compra do extintor, é recomendado analisar quais os tipos de extintores mais adequados para o seu lar, pois existem diversas classes e substâncias que podem ser inflamáveis.
Os extintores também contam com informações e placas de sinalização, para que a pessoa que o utilizar saiba dos processos necessários contra o incêndio residencial.
3. Utilize os itens que aquecem de maneira adequada
Itens como o ferro de passar roupa, aquecedores, torneiras e chuveiros elétricos são exemplos de alguns dos maiores responsáveis por causar incêndios residenciais.
Sabemos que, apesar de acontecer diversos problemas quanto a utilização incorreta, esses itens ainda são essenciais dentro de uma casa.
Por isso, é importante utilizá-los de maneira responsável e também evitar utilizar por longos períodos, uma vez que eles podem sobrecarregar a rede elétrica da sua residência.
4. Evite aproximar itens perto das fiações elétricas
Outra dica é evitar aproximar tapetes, cortinas e até acúmulos de lixos perto da fiação elétrica em sua residência, pois em caso de curto circuito nos fios, se algum material inflamável estiver por perto, o incêndio residencial pode se alastrar com facilidade.
Além disso, evitar sobrecarregar as entradas ou “T” por filtros de linhas e não carregar os celulares sobre os móveis estofados são outros meios de evitar os incêndios residenciais.
5. Remova todos os aparelhos elétricos em caso de chuvas
Apesar dessa dica ser bastante popular, muitas pessoas deixaram de praticá-la por acreditarem na segurança do seu lar.
Porém, é fundamental estar sempre atendo às tempestades, pois em caso de incidência de raios, os equipamentos e aparelhos podem ser danificados e até mesmo gerar incêndios residenciais.
Agora que você já sabe como evitar os incêndios residenciais, o que está esperando para aplicar essas dicas e tornar o seu lar mais seguro para os membros da sua família? Gostou do nosso post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.