A localização de um ponto comercial é um fator decisivo para o sucesso e crescimento de um negócio. Com isso, você pode oferecer o melhor preço do mercado e bons serviços, mas se a sua empresa estiver inserida no local errado, o seu dinheiro será em vão.
Dessa forma, é importante mencionar que muitas características e especificidades devem ser avaliadas antes de fechar a locação de um espaço. O modelo de produto ou serviço, o perfil do consumidor, a classe social do seu público-alvo, renda média, entre outras opções.
Nesse sentido, lembre-se de entender um pouco mais sobre os consumidores que vivem ou frequentam a região, bem como avaliando a idade, renda e as preferências de consumo. Feito isso, se questione: tais características são compatíveis com o objetivo da sua marca?
Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Nele, você, futuro empreendedor, verá 4 maneiras simples de escolher a melhor localização para o seu negócio. Quer saber mais? Continue lendo!
1. Tráfego de pessoas e automóveis
O primeiro passo para escolher uma boa localização para o seu negócio é pensar nos meios de locomoção do consumidor. Caso seja a pé, busque locais que contam com um alto tráfego de pessoas, como espaços deeletroerosão a fio.
No entanto, caso a movimentação seja baseada em automóveis, é preciso encontrar locais com grandes movimentações de carros e pedestres, a fim de gerar mais segurança e proporcionar uma gama de oportunidades ao consumidor. Atente-se!
2. Avalie a concorrência
Toda empresa, que deseja crescer e alcançar um bom posicionamento de mercado, precisa avaliar a sua concorrência. Mas, na hora de escolher um local para inserir o seu negócio, essa análise é decisiva, uma vez que pode resultar nas vendas ou falência da companhia.
Uma abordagem bem interessante é abrir uma loja perto da concorrência para oferecer outra opção alternativa de compra. Em contrapartida, você pode definir a localização a partir de uma área que tem uma necessidade dos produtos de esteira transportadora, por exemplo, que a sua marca oferece.
3. Compare os custos de aluguel
Certamente um dos maiores desafios de uma loja física são os preços abusivos da locação do imóvel. No entanto, vale ressaltar que pagar por um espaço no shopping inicialmente pode ser caro, mas é possível compensá-lo com uma gama de clientes internos.
Além disso, você pode optar por um modelo de contrato de locação curta, na qual não há necessidade de assumir um compromisso por vários anos. Isso vale para qualquer nicho, até mesmo para áreas específicas, como lojas de tubo de cobre.
Falando sobre a compra de um ponto comercial ou escritório, esse é um fator que exige grandes investimentos, mas te dará controle sobre a localização, a concorrência e o público-alvo da marca.
4. Acessibilidade
Por fim, é quase impossível falar sobre como escolher a melhor localização para o seu negócio sem mencionar a importância da acessibilidade. Para isso, avalie como os clientes se locomovem: carro, ônibus ou a pé?
Com isso, se o consumidor utilizar o automóvel, é fundamental contar com um estacionamento por perto. Mas se for a pé, vale identificar se há faixa de pedestre ou pontos de ônibus próximos a loja. Analise cada questão e escolha de forma assertiva!
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Por Marcela – Via Soluções Industriais