O que é um consórcio
O consórcio nada mais é do que um método de compra com base na união de pessoas jurídicas ou físicas em grupos, tendo o intuito de formar uma poupança para a compra de serviços, móveis ou imóveis.
A elaboração desse grupo é realizada por uma administradora de consórcios que é fiscalizada e autorizada pelo Banco Central do Brasil. Nesse tipo de sistema, o custo do bem ou do serviço é espalhado em uma prazo pré-estabelecido, onde todos os participantes desse grupo colaboram nesse meio tempo.
De acordo com o que foi determinado no contrato ou mensalmente à administradora dá a eles a contemplação, por meio de um sorteio ou lance, com crédito em valor do serviço que foi contratado ou do bem, até que o atendimento seja realizado para todos.
Apenas para reforçar e você entender melhor, o termo “Consórcio” veio do Latim, podendo significar “sociedade”, “parceria” ou “associação”. Só com essas informações já é possível ter uma ideia do que é um consórcio.
O consórcio proporciona os seguintes itens:
- Maior flexibilidade no uso de crédito;
- Parcelamento 100% integral;
- Possibilidade de compra à vista;
- Maior contraposição de prazos para os pagamentos;
- Capacidade de mensal de adquirir crédito através do sorteio;
- Opção para formar e crescer seu patrimônio;
- Capacidade de aumentar ainda mais a contemplação por meio de lances.
Um consórcio funciona da seguinte forma:
O primeiro passo para criar seu consórcio é buscar por uma instituição que realize toda a administração da operação. De acordo com dados da ABAC (Sociedade Brasileira de Consórcios), atualmente existem 100 em nosso país.
Caso a instituição não esteja presente na lista, o recomendado é procurar por outra instituição, já que os consórcios com as entidades não cadastradas deixam as coisas ainda mais difíceis, principalmente na reclamação por seus direitos caso haja algum problema no futuro.
Mas fique atento! Antes mesmo de dar início a sua participação em algo do tipo, verifique se você está fechando contrato com uma empresa comprometida e honesta, para que o prejudicado não seja você. Analise todo o histórico da entidade para saber se a empresa acumula reclamações em órgãos de defesa do consumidor, procure também em sites como o Reclame Aqui.
Depois de escolher seu consórcio, um contrato entre o consorciado e a instituição será elaborado, leia tudo com muita atenção, se necessário, contrate um advogado. Esse contrato possui todos os seus deveres e direitos para ambos.
O pagamento precisa ser feito mensalmente, tendo respeito aos critérios estipulados no contrato. Na maioria das vezes, eles possuem apenas 4 itens:
- Seguro;
- Fundo reserva;
- Taxa administração ;
- Fundo comum.
Os consórcios online são considerados uma das melhores maneiras de realizar um consórcio e seguro garantido. Assim você consegue adquirir um bem de alto custo sem precisar sair de sua casa!
O que fazer para aumentar as chances de ser contemplado em um consórcio?
- Sempre confira todas as regras de seu negócio
Essa é a dica mais valiosa encontrada neste artigo. Ler todas as regras elaboradas pela administradora de seu consórcio e entendê-las é extremamente importante para o seu consórcio.
- Mantenha-se atento ao calendário
O que ainda não falamos neste artigo é que existe uma sazonalidade na oferta dos lances em consórcios. Nas épocas que as pessoas recebem pagamentos do tipo 13º, é mais fácil encontrarmos lances. Assim como nos meses de pagamento de IPTU, por exemplo, as pessoas oferecem menos lances.
- Entenda os lances
Existem dois tipos mais comuns de lances, o fixo e o livre. No fixo, é a administradora quem define o percentual de crédito. Caso haja mais de um ganhador, o desempate é realizado através do sorteio. Já no livre, ganha a pessoa que oferecer o maior valor.
- Analise os hábitos de seu grupo
Busque entender como o seu grupo age. Veja em quais meses as pessoas costumam dar lances e qual o valor desses lances. Sempre leia o contrato antes de assinálo.
Como funciona a contemplação de um consórcio?
A contemplação é o item mais esperado pelos clientes. Há duas formas de ser contemplado, por lance ou sorteio. Ah! E não caia no golpe de “empresas” que prometem cotas com garantia de conseguir sua contemplação em uma data estipulada.
O sorteio e a abertura dos lances são realizados mensalmente em uma assembleia. Nesse momento, é necessário que estejam presentes os representantes consorciados para que a idoneidade do procedimento seja comprovada.
Existem 3 tipos de lance: o lance fixo, o livre e o embutido. A função desses lances é antecipar a contemplação. Os lances são compostos por um pagamento a mais, além da mensalidade. Todos são anotados com antecipação, para que tudo seja mantido em sigilo e não seja possível realizar uma mudança na assembleia.
Essas foram as dicas de como aumentar as chances de ser contemplado em um consórcio. Comente abaixo se ficou com dúvidas ou questionamentos.