O Whastapp é um recurso fundamental para otimizar a rotina do seu consultório, oferecer uma experiência agradável aos pacientes e até fechar mais tratamentos! Quer saber como? Veja agora!
Você usa o Whatsapp diariamente para se comunicar com amigos e familiares, certo? Agora, imagine utilizá-lo a favor do crescimento do seu consultório.
Pois é, os meios digitais já são essenciais no nosso dia a dia e por isso empresas dos mais variados segmentos já adotam estratégias de Marketing Digital como uma forma de conquistar seus clientes.
Já no seu consultório, o whatsapp pode ser uma ferramenta para poupar tempo, dinheiro e ainda fortalecer sua marca no mercado, deixando-a mais próxima do paciente.
Quer saber como fazer isso? Confira agora x dicas de como usar um dos aplicativos mais famosos do mundo no seu consultório!
1 – Confirme consultas
Muitas vezes o paciente marca uma consulta, fica ciente do horário, mas acaba não recebendo nenhuma confirmação ou lembrete dias depois, o que é péssimo.
O paciente é importante e precisa se sentir como tal, e para isso uma boa opção é fortalecer o relacionamento com ele por meio do whatsapp.
Então, no momento de cadastro peça o número do paciente e envie as informações da consulta via whastapp, onde ele certamente vai ver.
Por exemplo, se uma pessoa vai fazer implante dental, a partir do momento em que ela fechar negócio envie as informações necessárias pelo Whatsapp, como horário, local e cuidados pré-operatórios.
2 – Faça pesquisas de satisfação
Com o whatsapp sua secretária pode criar uma lista de transmissão com todos os pacientes e enviar pesquisas de satisfação a eles.
Algo simples como “de 0 a 10 qual a chance de você recomendar o serviço a um amigo?”, já é o suficiente.
Assim, você usa o feedback direto para rever a qualidade do serviço oferecido e sempre melhorar.
Pacientes que classificam de 0 a 6 são considerados detratores e não vão recomendar o consultório, 7 a 8 são neutros e 9 e 10 são pessoas satisfeitas que indicariam o serviço para conhecidos.
3 – Retorno de pacientes
Imagine que um paciente encerrou o seu tratamento com o aparelho dental transparente e ainda tem interesse em procedimentos estéticos.
Diante disso, você pode se comunicar diretamente com ele como forma de prospecção e oferecer novos tratamentos.
Agora que ele já encerrou seu tratamento funcional, ele pode ter interesse em clareamento dental com moldeira, por exemplo.
Com tudo salvo pelo histórico das conversas com o paciente, é possível se comunicar com ele de maneira personalizada, garantindo assim seu retorno ao consultório.
4 – Compartilhe informação
Sabe quando você recebe um vídeo interessante e o encaminha a alguém que possa achar o conteúdo interessante? A lógica é basicamente a mesma.
Sendo assim, via Whastapp você pode enviar materiais educativos para os pacientes que estão com procedimentos em andamento, como: cuidados diários, formas de higienização, cuidados pós-operatórios dentre outros.
Essa prática evita que os pacientes carreguem muitas dúvidas para as próximas consultas. Os conteúdos podem ser sobre:
- Cuidados necessários;
- Restrições;
- Dicas;
- Resolução de dúvidas.
5 – Oriente sobre tratamentos
Embora não substitua a consulta presencial e a análise próxima, o Whatsapp é também uma maneira de orientar os pacientes.
Você pode tirar dúvidas específicas, cuidados necessários e propor soluções para casos específicos.
Por exemplo, uma pessoa que colocou lente de contato dental pode ter dúvidas sobre o que fazer após o procedimento.
Neste caso é possível enviar para o Whatsapp dela com uma lista do que pode ou não fazer.
Fazer o paciente se sentir especial é fundamental para que ele retorne e mais que isso, indique o seu serviço para pessoas próximas a ele.
Por isso, gerir o relacionamento com cliente é importante a qualquer negócio.
No fim, o Whatsapp é uma maneira de otimizar a rotina do seu consultório, encantar pessoas e ainda fortalecer a sua marca no mercado.
Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto