Com o objetivo de realizar atividades que comuniquem assuntos importantes sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho, neste mês de abril, colaboradores das unidades da Aegea Saneamento em Rondônia estão realizando cursos e treinamentos práticos sobre a importância dos cuidados nas atividades laborais, entre eles estão treinamento em altura, espaço confinado, primeiros socorros, segurança em eletricidade, segurança em máquinas e equipamentos e combate à princípios de incêndios.
A proposta abordou ainda, a responsabilidade do uso correto e contínuo dos equipamentos de proteção individual – EPI, além de reforçar que o dia 28 de abril é lembrado como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.
A técnica de segurança das unidades de Ariquemes e Buritis, Alzenir de Souza, lembra que durante todo o ano estes temas estão sempre presentes nos diálogos diários de segurança. “Zelamos pela integridade dos colaboradores antes de toda e qualquer atividade, avaliando riscos, atuando na prevenção de acidentes e possíveis incidentes”, Souza destaca ainda que “Implantamos o Programa Interage, que veio para reforçar as áreas de atuação da medicina do trabalho, padronização dos procedimentos, políticas ambientais, e ainda proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis”, finalizou.
“Contribuir para um ambiente de trabalho seguro é um dos pilares da Aegea, com colaboradores bem informados, aprendendo que pequenos cuidados fazem todo diferença e podem salvar vidas. Atuar na prevenção é o caminho“, explicou Robson Ragnini, técnico de segurança do trabalho que atua nas unidades de Rolim de Moura e Pimenta Bueno.
Em Rondônia todos os colaboradores, agentes de saneamento que atuam nas unidades de Ariquemes, Buritis, Pimenta Bueno e Rolim de Moura receberam a certificação de qualificação técnica.
HISTÓRIA – Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. O direito universal à saúde é uma conquista da cidadania brasileira, garantida na Constituição Federal, em seu artigo 196, como “um direito de todos e um dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas”. A Saúde e Segurança do Trabalhador está contemplada no âmbito deste direito na própria Carta Magna, disposta em seu artigo 200 como competência do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, as questões que associam saúde e trabalho deixam de se relacionar exclusivamente entre trabalhador e empregador, passando a ser também um objeto da Saúde Pública
Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela Aegea em Rondônia, acesse www.aegearo.com.br
Via assessoria