Comer e viajar são atividades maravilhosas, certo? E que tal combinar as duas? Conheça mais sobre o turismo gastronômico pelo Brasil e comece a planejar a sua viagem!
Viajar e conhecer novos lugares é muito bom, não é mesmo? Visitar parques, museus, teatros e, é claro, restaurantes! Você sabia que existem pessoas que viajam somente para conhecer novos pratos e sabores?
Sim, é o turismo gastronômico! Assim como algumas pessoas não dispensam ir a Roma e conhecer o Papa, outras preferem viajar e conhecer as delícias do lugar. Seja culinária baiana ou vinhos no sul do Brasil, conhecer novos lugares e seus sabores é fundamental.
Pensando nisso, vamos conhecer alguns locais e suas gastronomias para você já planejar em seu próximo roteiro? Vem com a gente!
Pernambuco
Um dos melhores locais para começar sua viagem pela culinária brasileira, Pernambuco mistura as culturas indígena, africana e européia também em seus pratos e petiscos. Quem for conhecer a sua capital, Recife, não pode deixar de experimentar os mais diversos pratos, que agradam todos os gostos.
Comece pelos salgados como galinha a cabidela, sarapatel, peixada pernambucana e arrumadinho de carne de sol. Como as sobremesas não podem faltar, não deixe de provar o bolo Souza leão e o mais famoso, o bolo de rolo.
Bahia
A culinária baiana é reconhecida por seus temperos fortes, como azeite de dendê, leite de coco e pimenta, principalmente nos pratos feitos no Recôncavo, região com maior influência africana. Pratos como vatapá, acarajé e caruru são presença marcante no cenário da Bahia.
Portugal também teve a sua contribuição à culinária baiana. Bacalhau, sardinha e cozido de carne de boi são pratos cotidianos e muito comuns nas mesas dos baianos.
Sergipe
Geralmente tem os pratos mais comuns nos demais estados do Nordeste, mas existem alimentos típicos de Aracaju e região. Um bom exemplo é a mangaba, fruta típica sergipana. Usada para fazer sorvete, doce, suco ou geléia, é algo que não pode faltar em seu turismo gastronômico.
Outros pratos típicos de Sergipe são o aratu na palha e o camarão de cueca. Este último, apesar do nome engraçado, é bastante popular entre os sergipanos e serve, inclusive, para fazer a moqueca de camarão, encontrada em diversos restaurantes de lá. Já o aratu é um caranguejo típico de Sergipe e, ao ser cozido na palha ganha um sabor muito especial.
Belo Horizonte
Do Nordeste para o Sudeste, vamos começar pela Cidade Criativa na Gastronomia, título dado em 2019 pela Unesco à capital dos mineiros. Não deixe de experimentar o café com pão de queijo, uai! São tantas variedades de tamanhos e sabores que você vai ficar indeciso por qual começar.
Experimente também os pratos típicos, como leitão à pururuca, feijão tropeiro, frango com quiabo e muito mais. Depois aposte nas sobremesas, como doce de leite, goiabada, diversos tipos de compotas, é claro, muito bem acompanhadas pelos queijos artesanais da região.
Espírito Santo
Culinária tradicionalmente pesqueira, em grande parte por influência indígena e africana. Com os europeus, os pratos foram diversificados como polenta, risotos e massas. Sua proximidade com Minas Gerais e Bahia também influenciou os pratos, como o péla égua e o vatapá.
Outros pratos típicos são a torta, a moqueca capixaba, muma de siri e caranguejada. Desses, a moqueca capixaba tem fama internacional e costuma ser preparada na tradicional panela de barro artesanal, um dos maiores segredos do sabor especial da gastronomia do Espírito Santo.
São Paulo
Local de trabalho e cultura, a gastronomia dos paulistas também não deixa a desejar! O sanduíche Bauru, por exemplo, tem o nome de uma cidade de São Paulo e se popularizou em Guarulhos. Outro exemplo é o sanduíche de mortadela do Mercadão de São Paulo.
No entanto, se preferir refeições completas, pode optar por um virado à paulista que tem arroz, tutu de feijão, banana à milanesa, bisteca de porco, linguiça, torresmo, couve e ovo frito. Salivou aí? Então não deixe de experimentar também os famosos pastéis de feira, enquanto vai às compras pela 25 de Março.
Goiás
Quando falamos de turismo gastronômico pelo Brasil, Goiás não pode ficar de fora, certo? O arroz com pequi, fruto típico do cerrado, está em seus pratos mais conhecidos.
Além dele tem a tradicional galinhada e o famoso peixe na telha, servidos em praticamente todos os restaurantes da região. Na hora do lanche, não pode faltar o biscoito de queijo e o mané pelado, um bolo feito com mandioca e queijo ralado, ambos acompanhados de um cafezinho bem goiano!
Rio Grande do Sul
Quem lembra do sul do país já imagina os vinhos e o frio típico da região. No entanto, não pode deixar de provar o churrasco. A carne de charque, bastante consumida em Porto Alegre e região, e o arroz de carreteiro fazem da experiência gastronômica gaúcha algo que merece ser repetido diversas vezes.