TRT-14 publica diretrizes de governança para maximizar resultados no biênio  2025-2026

4 minutos de leitura

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) publicou, em 27 de março de 2025, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), as novas diretrizes que nortearão a gestão do regional no biênio 2025-2026 (Portaria Conjunta da Presidência e Corregedoria nº 001/2025). O documento, resultado de um amplo processo de escuta ativa, registrado no PROAD 8734/2024, prioriza perspectivas e ações objetivando a modernização da gestão e a melhoria na prestação de serviços à sociedade.

Baseadas na metodologia OKR (Objetivos e Resultados-Chaves), as diretrizes estabelecem metas mensuráveis, acompanhadas por indicadores de desempenho, com foco na melhoria contínua dos processos internos. A busca é por excelência continuada na prestação jurisdicional e um ambiente de trabalho mais produtivo e humano.

Bem-estar e desenvolvimento

O documento enfatiza a importância de um ambiente que valorize tanto o cumprimento de metas quanto o bem-estar. Programas de desenvolvimento de liderança, capacitação contínua e ações de saúde e qualidade de vida compõem a estratégia para potencializar e integrar gestão de pessoas.

Modernização e Inovação

A modernização da gestão judiciária e administrativa é outro pilar. As diretrizes contemplam a otimização de processos, a implementação de novas tecnologias da informação e a ampliação do uso da inteligência artificial para aumentar a eficiência e transparência. A inovação é incentivada pela criação de um ambiente que estimule a apresentação de novas ideias e soluções eficazes fazendo o melhor.

Compromisso social

As diretrizes reforçam o compromisso com a sustentabilidade e o trabalho decente, incluindo ações para reduzir o consumo de recursos naturais e promover a gestão ambientalmente responsável, além do fortalecimento da comunicação interna e externa  e parcerias institucionais.

Impacto para o cidadão

A implementação destas diretrizes não se limita ao âmbito interno. A eficiência da gestão, a modernização dos processos e o aprimoramento da prestação de serviços impactam diretamente na celeridade e qualidade do atendimento ao cidadão e a sociedade, resultando em uma justiça mais ágil e efetiva.

O presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior e o desembargador corregedor e vice-presidente, Carlos Augusto Gomes Lôbo, afirmam que a missão vai além da gestão. “Nossa tarefa não é apenas gerenciar, mas sim inspirar; liderar com o coração e a mente, a fim de conduzir cada componente das unidades de Rondônia e Acre, para se ter um trabalho eficiente e eficaz na união de esforços para alcançar o coletivo. Transformar sonhos em realidade requer planejamento, ação, habilidades técnicas, perseverança, coragem e paixão pelo o que fazemos”, destacaram os novos dirigentes do TRT de Rondônia e Acre.

Ressaltaram ainda, o caráter continuado e coletivo do trabalho.

“É um trabalho em que há conectividade, interiorização e constante avaliação da gestão para a tomada de decisões, com a convicção de que cada uma delas, com a participação de todos, nos aproxima dos resultados esperados para a entrega de serviços de excelência”.

A Alta Administração enfatiza a importância da participação de todos na consecução dos objetivos

O  documento completo com as diretrizes e os indicadores de desempenho está disponível aqui.

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *