Fim de tarde triste para Juína, cidade de Mato Grosso na divisa com Rondônia. Como desfecho de um evento trágico envolvendo um cão da raça pit bull, faleceu o “Seu” Santos Soares de Souza, aos 83 anos, mais conhecido na comunidade como “Santinho”, que já foi presidente da Associação de Moradores do Bairro Módulo – 06, por 10 anos.
Segundo uma testemunha identificada pelo site Juína News, por volta das 16h10 de ontem, a vítima parou sua carroça na frente de uma residência no referido bairro, quando o portão se abriu e um cão pit bull pulou na boca da mula do idoso.
Com a cena, Santinho pode ter sido acometido de um mal súbito, sob a emoção do momento, tendo que ser socorrido por populares, que tentaram reanimá-lo, encaminhando-o, de imediato, para a Unidade Pronto Atendimento (UPA) do município.
Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local, não encontrando os animais e nem a carroça. Na unidade de saúde, a equipe policial foi informada que a vítima não resistiu, vindo a óbito. De acordo com equipe médica, o ancião já tinha problemas cardíacos e, ao chegar na UPA, não apresentava lesões corporais.
Como informação adicional dada pela mesma testemunha, não teria sido a primeira vez que o cão do ataque com desfecho fatídico saiu à rua causando problemas. Um cachorrinho seu já teria sido atacado e morto pelo mesmo animal.
“Seu” Santinho deixa referências positivas na comunidade juinense. Sua própria disposição em continuar trabalhando, com mais de 80 anos é um belo exemplo de cidadania. No legislativo do município era bastante conhecido, por participar durante muito tempo, das sessões da Casa, muitas vezes sendo o único cidadão presente.
Era um grande batalhador pelas causas de seu bairro. Na última edição do “Prefeitura em Ação” do Módulo 06, ele participou ativamente, marcando presença em todos os cenários.