O sonho das organizações que investem em estratégias do marketing digital é alcançar a primeira página dos mecanismos de busca – afinal, quem não quer atrair visitantes para o site de forma gratuita e efetiva?
Por isso, quem investe em ações do marketing digital sabe a importância da técnica SEO. A cada dia, páginas são criadas, usuários ficam mais impacientes para conseguir resultados e a concorrência investe grande parte dos seus recursos em estratégias na internet.
Dessa forma, alcançar o topo da lista dos mecanismos de busca passou de ser uma opção e se tornou uma necessidade diária.
Porém, ainda circulam muitas dúvidas sobre a otimização de SEO e o que esse termo realmente significa. Aliás, muitas pessoas buscam por especialistas para esclarecer essas questões.
Pensando nisso, separamos algumas dúvidas frequentes sobre a otimização de SEO e suas respectivas respostas. Ficou curioso? Acompanhe!
Afinal, o que é SEO?
Essa estratégia do marketing digital é fundamental para a corporação ganhar visibilidade, destaque, atrair novos leads e, consequentemente, conquistar novos clientes.
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Em outras palavras, é o conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web.
Essa otimização visa alcançar bons resultados e um melhor rankeamento no Google, gerando fluxo e autoridade para um site ou blog.
Ao usar estratégias de otimização para melhorar o rankeamento dessas páginas e posicionar a organização nos primeiros resultados do Google, por exemplo, aumentam (e muito), as oportunidades de negócio.
Isso porque 90% das pessoas que fazem buscas no Google clicam apenas nos resultados que aparecem na primeira página da plataforma.
Ou seja, o principal objetivo do SEO é gerar tráfego orgânico para a página e garantir que sua marca seja vista por um maior número de pessoas.
Dúvidas frequentes sobre o SEO
Agora que você já sabe o que esse conceito quer dizer, que tal vermos as 7 principais dúvidas nesse meio? Vamos lá?!
1. Como escolher as melhores palavras-chave?
Você provavelmente deve ter entendido a importância do SEO para gerar visibilidade para a marca, não é mesmo? Com ele, as palavras-chave exercem um papel fundamental para alcançar esse resultado.
A escolha correta das palavras-chave vai definir a correspondência do seu público com a sua página. Ou seja, se a palavra-chave não tem procura o suficiente ou não tem coerência com o conteúdo apresentado, então você perderá uma grande quantidade de visitas.
Se a palavra-chave otimizada for envelope awb, por exemplo, para garantir um número grande de visitas na sua página é preciso que ela seja bastante procurada pelos usuários.
São muitos os aspectos envolvidos na escolha das palavras-chave, mas podemos citar os principais:
- Nível de procura da palavra;
- Nível de concorrência;
- Relação com o conteúdo/tema da página divulgada;
- Presença do termo na maioria das suas páginas e links.
2. Qual é o valor médio para investir em
divulgação paga?
Olha, essa é uma pergunta um pouco mais complexa e vai depender do seu segmento de atuação e o tamanho da organização. Não é possível dizer um valor em específico, mas podemos analisar um pouquinho essa questão.
O primeiro ponto é esclarecer que você não irá alcançar ótimos resultados apenas com cliques orgânicos. Mesmo que você chegue no topo da página do Google, ainda pode ser ultrapassado em poucos dias.
Porém, implementando algumas técnicas de SEO, você consegue minimizar a necessidade de investir nesse aspecto.
Se você divulga produtos ou serviços diariamente, é uma boa opção colocar a sua home page como patrocinada. Em contrapartida, produtos, por exemplo, podem ser anunciados no Google Shopping.
Principalmente se os produtos estiverem ligados a um nicho específico, como um envelope de segurança, por exemplo.
Entretanto, é muito importante trabalhar as técnicas de SEO de cada página, pois, é isso que vai definir quais produtos serão apresentados primeiro.
3. É melhor alternar ou focar na divulgação?
Essa pergunta também é um pouco mais complexa. Depende do seu objetivo, mas, escolha por focar.
Determinados produtos possuem um público-alvo muito específico, com segmentação de gênero, idade, perfil, delimitação geográfica, entre outros. Então, direcionar as estratégias de SEO para um nicho menos abrangente, significa que você terá mais chances de visualização e retorno para o investimento.
Como norma, crie a sua técnica de SEO seguindo uma abrangência maior, ou seja, para boa parte do seu público. Porém, se você vende de acordo com um segmento muito específico, como pergolado de madeira com deck, defina as pessoas interessadas como o seu público-alvo.
Se for um público mais abrangente, como aqueles que gostam de hambúrguer artesanal, direcione a sua divulgação em um cenário mais amplo.
4. O que os mecanismos de busca avaliam?
Pode parecer mentira, mas o Google não avalia apenas o seu texto e o link. Resumidamente, todos os aspectos influenciam na otimização de SEO. Veja:
- Título;
- URL da página;
- Imagens;
- Número de palavras-chave no texto;
- Número de sinônimos presentes;
- Perfil da página (e-commerce, blog e etc).
5. Como garantir que meu link apareça no
Google?
Basicamente, o seu link já aparece assim que é criado, a menos que você configure de outra forma. Porém, como existem inúmeras ferramentas para um bom desempenho de sites, blogs e e-commerces, a melhor opção é relatar a sua existência manualmente.
O Google Web Masters é uma ótima ferramenta para desenvolver a sua otimização de SEO nos mecanismos de busca. Pesquise a opção de Submissão, informe a sua URL e pronto! Agora seu link será pesquisado!
Conclusão
Como você pode perceber, o SEO é uma técnica extremamente importante para quem deseja gerar visibilidade para a marca e alcançar os melhores resultados.
Contudo, esse é um tema um pouco complexo e talvez você precisa de auxílio para implementá-lo nas suas estratégias. Por isso, conte com excelentes profissionais e especialistas no assunto!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.