Vejo, diariamente, nas ruas, muitas pessoas levarem seus cães, presos a coleiras, para passear e se exercitar. Mas, nunca vi ninguém conduzir um gato na coleira! Isso não acontece, porque a natureza dos gatos é diferente da natureza dos cães. Eles passeiam, se exercitam sozinhos e não aceitam coleiras. Você só pode obrigar um gato a proceder como um cão, por meio da força. E mesmo assim, não vai funcionar. O gato fugirá, na primeira oportunidade, ou morrerá.
A economia é como os gatos. Não aceita coleiras, nem ser conduzida por ninguém. Tecnicamente, podemos dizer que é um sistema complexo. Um sistema complexo possui seus próprios agentes internos, como a meteorologia e as nebulosas. Você não pode alterar, voluntariamente o seu percurso. Não existe eficácia alguma na dança da chuva, por exemplo!
Mas existe gente que teima em tratar a economia como se fosse um sistema não complexo, um gato totalmente domesticável! São os socialistas-comunistas. Que até mesmo comemoram, como fizeram aqui no Brasil, no dia 27 de março, os cem anos da fundação do partido comunista do Brasil, o PCB.
Essa gente não aprendeu ainda que, sendo um sistema complexo, a economia não é um jogo de soma zero, em que, para um ganhar, outro tem de perder, como num jogo de futebol. A ideia de que “se tem alguém passando fome é que tem alguém comendo demais” é completamente idiota! O fato de um jogador famoso ter comprado uma mansão ou um avião particular não me torna mais pobre!
Um empresário que cria frangos e constrói um frigorífico, ficando rico com isso, não vai comprar um iate, como um potentado árabe. Vai reinvestir para aumentar e melhorar sua empresa e seus lucros. E, além de criar empregos; em função da produção em escala, vai vender o frango mais barato, tornando-o mais acessível a todos. Isso se chama sistema capitalista, o único sistema que, respeitando o gato da economia, além de criar riqueza, e aumentar o PIB, produz, também, de maneira eficaz, um crescimento exponencial da ciência e tecnologia! Como resultado disso, hoje, qualquer um pode fazer uma chamada internacional por vídeo, a custo zero. Pode usar o GPS, a custo zero. E, em vez de comprar CDs, tem acesso a milhões de músicas, a um custo quase zero.
Infelizmente, os socialistas continuam a brigar com os fatos, defendendo que é preciso pôr a coleira no gato da economia, apesar de todas as tentativas, até hoje, terem dado errado, produzindo milhares de miseráveis e milhares de cadáveres. Isso acontece porque você só pode pôr coleira em um gato, usando a violência. É por isso que todo regime socialista-comunista tem de ser totalitário. Exemplos como o da União Soviética, Cuba, Coreia do Norte e Venezuela são desprezados. “– Dessa vez, a gente acerta!”, dizem os socialistas atuais, procurando levar na conversa e na doutrinação sistemática a la Gramci, uma população que vai, com certeza, ficar mais pobre e perder a liberdade, enquanto seus líderes vão enriquecer cada vez mais, roubando e cometendo os piores crimes contra a humanidade.