No primeiro semestre de 2021, a SIC TV completou 30 anos de existência no noticiário de Rondônia. A emissora afiliada à Rede Record é um dos canais mais importantes de toda a região, e que soube envelhecer de forma inovadora. Com uma presença crescente no mundo digital, seja nas redes sociais ou então no YouTube, ela se tornou uma referência. A SIC TV soube se adaptar bem com a digitalização que acontece no estado rondoniense e em todo o Brasil.
Fundada por Everton e Elton Leoni, a emissora focada em notícias possui uma grande cobertura no estado de Rondônia. O sucesso de alguns programas, como o SIC Esporte Clube e o Balanço Geral RO, garantem uma das melhores audiências da região, o que vale algum reconhecimento. Entretanto, com o avanço das mídias digitais, o canal precisou se adaptar e fez algumas mudanças. Os 30 anos completados em 2021 vieram com uma digitalização de boa parte da programação.
Atualmente, a SIC TV conta com uma forte presença na internet, principalmente nas redes sociais. No Facebook e no Instagram, por exemplo, o canal possui mais de 100 mil seguidores. Os perfis são atualizados diariamente com notícias, promoções e fotos de algumas cidades de Rondônia. Porém, é no YouTube que a presença do canal está ficando cada vez mais forte, e que virou uma referência para outros serviços da mesma área.
Com mais de 210 mil inscritos no canal do YouTube, o local virou uma espécie de arquivo da SIC TV. São colocadas reportagens e programas que são transmitidos também na TV. Entretanto, desde o início do ano, alguns conteúdos exclusivos foram feitos para a internet. O vídeo de comemoração dos 30 anos da emissora, por exemplo, foi postado primeiro no YouTube, antes mesmo de ir ao ar na TV. Isso mostra como o canal está disposto a busca por audiência nos meios digitais, e não apenas da forma tradicional.
Crescimento com a internet
Apesar dos 30 anos de presença na rotina dos rondonienses, a SIC TV começou a crescer mais nos últimos anos. Em 2019, por exemplo, a emissora integrou o projeto Studio Max na programação do canal em busca de mais audiência local. Esse forte crescimento veio com a popularização do conteúdo online no Brasil, principalmente nas redes sociais e nos sites de compartilhamento de vídeos. A emissora soube aproveitar essa mudança, e acabou chamando atenção.
Nos últimos anos, a presença do brasileiro na internet aumentou consideravelmente. Segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país viu a internet ficar acessível para boa parte da população entre 2015 e 2020. Atualmente, mais de 70% dos brasileiros estão conectados, e muitos deles acessam diariamente o YouTube. Isso pode explicar a abundância de inscritos e de visualizações no canal digital da SIC TV. Algo que precisa ser elogiado, principalmente para uma emissora que completou recentemente três décadas de existência.
Digitalização dos serviços no Brasil
Os canais de TV não são os únicos que estão de mudança para os serviços digitais. Na verdade, o entretenimento em geral está fazendo essa adaptação rapidamente. Um bom exemplo são os jogos de apostas, que estão ganhando espaço na internet com os cassinos online. Como mostra o site da Casinos.pt, as melhores plataformas para se apostar costumam oferecer os mesmos jogos encontrados em casas de apostas tradicionais, como o pôquer, o bacarat e a roleta, em formato digital e com maior interatividade. A ideia é mostrar que os cassinos online ao vivo podem ser uma opção mais acessível e dinâmica.
Algo semelhante acontece com os serviços de streamings, principalmente os direcionados para filmes, documentários e séries. Segundo reportagem do portal Canaltech, essas plataformas estão ganhando espaço por oferecerem catálogos variados e que estão disponíveis a qualquer hora do dia. É um serviço mais confortável para os fãs de filmes, e que deve continuar crescendo e ganhando espaço nos próximos anos.
A SIC TV está completando 30 anos de muito sucesso, mas de uma forma diferente. O canal está passando por mudanças, e começando a explorar ainda mais o potencial dos meios digitais. Os mais de 200 mil inscritos no YouTube é um sinal positivo de que o trabalho está sendo feito com sucesso, e que o público de Rondônia vai continuar acompanhando a emissora pela web. Esse parece ser o futuro da comunicação, e quem se adaptar primeiro vai sair em vantagem.