Seringueiras pequeno município no interior de Rondônia, a administração pública necessita rever alguns conceitos sobre o significado de zelo com serviços públicos.
O cartão de visita da cidade para quem chega no perímetro urbano da cidade encontra-se abandonados pelos responsáveis e gestores do patrimônio público, o mato invadiu os canteiros centrais de ambos os lados da rodovia, a sensação é de abandono para quem transita pelo local, as situações de abandono é visível nas ruas e avenidas, não tem manutenção nas iluminações públicas, as calçadas estão esburacadas e destruídas, inclusive em locais considerados essencial para quem necessita transitar em cadeiras de rodas, moradores da cidade apontam o descaso da administração pública com a falta de zelo com os patrimônios públicos e cobra uma imediata necessidade de intervenções por parte dos gestores responsáveis.
Importante ressaltar que a administração pública do município realiza notificações aos proprietários de imóveis que estão em situações semelhantes dando prazo de 15 dias para efetuarem às limpeza, porém a administração pública não realiza seu dever de casa, as limpezas são necessárias para o bem estar da população, vários pontos das ruas e avenidas estão esburacadas e em algumas áreas os buracos representam insegurança para quem passa diante deles, principalmente à noite.
Seringueiras, o que se vê é um lugar totalmente degradado, abandonado e sujo, moradores lamenta a situação, para quem transita pelas margens da BR principalmente os turistas se depara com uma total frustação.
Nas estações das chuvas a situação piora, o mato alto toma conta das praças e áreas públicas e canteiros centrais de ruas e avenidas prejudicando o lazer da comunidade.
Sem exceção, o desleixo impera em áreas públicas do município, gerando reclamação de moradores insatisfeitos com a falta de segurança e até ameaça à saúde com o surgimento de insetos entre eles os caramujos etc.
Os canteiros centrais das marginais da BR 429 é um dos exemplos do descaso do poder público, moradores reclamam que o mato alto espanta os usuários que praticam exercícios físicos e caminhadas no local por medo.
Moradores afirmam estar desapontado com o abandono da região. “Há muito tempo os responsáveis não realiza manutenção de limpeza no local, está tudo abandonado”, lamentou um transeunte que faz caminhadas naquela região.
O mato alto: Um morador que relata que pelo menos uma vez por mês a prefeitura deveria fazer a manutenção de limpeza nos locais públicos. O abandono é grande e está em todo lugar, não é só aqui”, reclamou.
O canteiro central da avenida Brasil foi roçado em fevereiro/2020 véspera do aniversário de emancipação do aniversário da cidade e após encontra-se abandonado.
Moradores reclamam que o mato em praças e terrenos públicos atrapalha a diversão e o lazer dos cidadãos, quando está em excesso nos canteiros centrais pode até causar acidentes de trânsito por impossibilitar a visibilidade dos condutores.
A Prefeitura do município foi acionada para falar sobre as situações relatadas, mas não respondeu até o fechamento desta edição.