A segurança pública de Rondônia recebeu inúmeros investimentos ao longo dos últimos quatro anos, na gestão do coronel Marcos Rocha, que abrangeu desde a aquisição de viaturas para as corporações, capacitação de militares, construção de novos quartéis e as novas tecnologias também passam a ser implantadas junto as forças policiais no Estado.
O Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP), que agora, passou a ser o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), conta com a ajuda da tecnologia para na assistência a população e recebeu equipamentos com softwares e hardware em parceria com a Secretaria de Ações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Governo Federal.
Para a continuidade da sua gestão 2023-2026, o coronel Marcos Rocha vai fazer muito mais, investindo em tecnologia para a Segurança Pública do Estado. A implementação do sistema PMRO em 100% das viaturas; o perímetro tático de segurança eletrônico; integração do registro de ocorrência das forças de segurança ao mobile, implantação da Central de Monitoração Eletrônica de Pessoas (CME); videoconferência para audiência das unidades prisionais e expandir o sistema de videomonitoramento, com ênfase em segurança comunitária será algumas das ações.
O coronel Marcos Rocha afirma que no Estado de Rondônia, tem sido feito um trabalho diferenciado, no sentido de fortalecer a segurança dos cidadãos. “Todas as ações de segurança para combater a criminalidade são necessárias, assim como foi feito na aquisição de equipamentos, melhoria salarial de 25% dos policiais civis e militares, além das ações em áreas de campo e até mesmo nas fronteiras”.
No CICC, estão concentrados todos os atendimentos dos canais 190 (PM), 193 (CBM) e 197 (PC), além do videomonitoramento e apoio nas ocorrências registradas por meio do Sistema Integrado de Segurança (Siseg), que dão mais agilidade, diminuindo o tempo de resposta no serviço prestado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania à população.
No local, existe uma sala de crise, que conta com uma Vídeo Wall para solucionar ocorrências de grande repercussão. Também pelo CICC, é possível fazer o videomonitoramento de ruas e avenidas da cidade por 24 horas, além de flagrantes, como o uso de entorpecentes ou acidentes de trânsito, que são visualizados pelos servidores e, posteriormente, colaboram como prova e suporte no processo de investigação.