Esta é uma grande dúvida da maioria das pessoas no momento de registrar um domínio. Os domínios internacionais, conhecidos apenas como .com, .net, .org e uma infinidade de TLDs Internacionais (Terminações de domínio ou Top level domains) levam as pessoas a não saber qual optar na hora de criar seu site.
Na prática não existem diferenças no aspecto de tecnologia ou desempenho, os domínios Nacionais (.com.br, .net.br e outros terminados em .br) são apenas indicativos de localidade (Brasil), assim como cada pais tem o seu ccTLD (Country Code Top Level Domain).
Estamos próximos de um lançamento de novas TLDs tanto no Brasil, como fora do País, inclusive algumas marcas terão suas TLDs próprias, mas o que isso tem a ver com este post? Na verdade tem, para esclarecer que este é apenas uma terminação para indicar algo, porém a aquisição de uma TLD fica na cada dos 3 dígitos de milhares de dólares, o que seria inviável cada um dispor de uma própria, como por exemplo, bem-estar.empresa (veja! este não teria um .com…, a terminação seria empresa). Bem que seria interessante, em breve alguns bancos e grandes lojas estarão utilizando seus domínios próprios (TLD).
Uma influência que temos em domínios internacionais seria no caso de SEO, pois na ferramenta do Google Webmaster tools é indicado informar o pais no qual este domínio deseja indexar, Google Brasil? EUA? enfim. Já nos domínios nacionais ou com terminações do referido pais esta informação não é necessária, pois compreende-se que um site terminado em .br deve estar relacionado ao Brasil, um .ar à Argentina e assim por diante.
Facilite para seus visitantes, ou seja, aqui todos tem o costume de acessar um site pela TLD mais comum, a .com.br, porém, se você simpatiza com uma TLD internacional, seria interessante considerar ter os dois, sendo que um redirecionaria para o outro.
Registrar todos? Quais? Os mais utilizados?
Pelo custo que um domínio tem, vale a pena sim registrar todos os domínios disponíveis para a sua empresa, isto também porque evita que um concorrente o faça e aponte, por exemplo, para o site dele e passe a concorrer com a sua empresa. Como o custo de um domínio não costuma passar dos R$ 50 por ano para as extensões mais conhecidas, considere isto. Ou ainda, registre-o pelo período de 10 anos e não se preocupe tão cedo com a renovação.
Lembre-se domínio é apenas o nome. Para armazenar o seu site, emails e etc, você precisa de uma conta de hospedagem.