Muito se tem falado sobre a importância do endomarketing no ambiente de trabalho. Afinal, trata-se de uma ferramenta que não visa apenas a satisfação do público interno, mas também engajar os colaboradores na missão, visão e objetivos da empresa.
Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que o endomarketing é uma das melhores ferramentas quando o assunto é promover um ambiente de trabalho agradável, produtivo e colaborativo, além de fazer com que a marca se torne uma referência de mercado.
Endomarketing é o conceito que caracteriza o conjunto de estratégias realizadas por empresas para satisfazer a equipe de trabalho, tendo como objetivo promover um ambiente agradável e, por consequência, aumentar a produtividade individual de cada um.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 estratégias valiosas do endomarketing para motivar e engajar os colaboradores. Nele, você verá como criar um relacionamento positivo e duradouro com a sua equipe. Continue lendo e confira!
1. Invista no desenvolvimento dos funcionários
Que os colaboradores são as principais fontes de produção de uma empresa não é uma novidade, certo? Por isso, é fundamental investir na capacitação da equipe para que eles continuem produzindo. Isso em qualquer nicho, como molde de injeção de plástico.
Para que a empresa alcance bons resultados, invista em treinamentos, cursos, workshops e seminários para desenvolver os funcionários. Com isso, a equipe passa a reverter todo aprendizado nas atividades corporativos.
Outra alternativa é levar profissionais especializados no assunto para ministrar palestras para o público interno. Inclusive, essa é uma forma valiosa para criar um vínculo emocional entre empresa-funcionário.
2. Faça eventos internos
Uma forma bem interessante de aplicar o endomarketing é promover eventos internos para o público. Organizar festa junina, realizar a comemoração dos aniversariantes do mês, festas de fim de ano e gincanas são ótimas oportunidades de integrar os colaboradores.
Para promover um ambiente descontraído, a empresa pode utilizar o próprio espaço de trabalho para realizar os eventos ou mesmo contratar uma companhia especializada em eventos.
O ideal é que todos participem do momento, inclusive os gestores. Essas são oportunidades de conversar sobre outros assuntos que não estão ligados a rotina de trabalho, como máquina de solda mig.
3. Disponibilize benefícios para a equipe
É comum observar que as empresas oferecem apenas vale refeição e transporte para os funcionários. No entanto, quando falamos de endomarketing, é necessário ir além: disponibilize benefícios que vão além do ambiente de trabalho.
É interessante que a empresa faça parcerias com outros estabelecimentos para oferecer descontos em cinemas, teatros, shows e restaurantes. Além disso, existem outras possibilidades, como:
- Auxílio educação;
- Descontos em mensalidades de cursos de inglês;
- Descontos em faculdades;
- Cursos técnicos de cilindro hidráulico;
- Entre outras opções.
4. Aposte na comunicação interna
Por último, e não menos importante, a comunicação interna é uma ferramenta valiosa para que as informações sejam passadas de forma clara e objetiva para o público interno da empresa.
Para que os funcionários fiquem por dentro das notícias, a empresa pode criar ações e investir em meios de comunicação internos. Avalie a melhor alternativa para o seu negócio, como e-mail, boletins diários, site institucional, jornal impresso online, entre outros.
Gostou do nosso post sobre como aplicar o endomarketing de forma assertiva? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!