Para onde quer que você olhe, você encontrará diferentes tipos de informações sobre o Brasil, mas quando você procura informações sobre o tipo de clima, a maioria dirá que o Brasil é um país tropical. Porém, muitos são os motivos que podem nos levar a pensar que esta classificação não é totalmente correta, pois o ecossistema do país é muito complexo.
Porém, neste artigo analisaremos o clima atual em Brasil, bem como outras variáveis importantes: cultura e tipo de ambientes, para que possamos dizer se o Brasil é realmente um país tropical ou se pode ser classificado de outra forma.
As condições climáticas do Brasil
Quando olhamos para um ecossistema, especialmente um ecossistema terrestre, é difícil classificá-lo numa área específica. Porém, podemos dizer que o Brasil possui vários tipos de clima: selva tropical, savana tropical, semiárido, subtropical e temperado. Isso se deve principalmente à posição do Brasil no mapa, que está localizado em sua maior parte na zona intertropical sul, mas sua parte mais setentrional, que está localizada ao sul, ultrapassa o Trópico de Capricórnio, atingindo áreas mais temperadas, nas quais a neve às vezes cai e há 4 estações bem definidas.
No resto do país, ou seja, mais de 2 terços, o Brasil é um país de duas estações: uma chuvosa e outra seca. Nas áreas semiáridas, a estação seca é geralmente mais longa e quente, enquanto nas áreas costeiras, de selva e de savana pode atingir climas mais frios durante a estação chuvosa, enquanto a estação seca é muito mais fria e quente. Nos últimos anos, de facto, ocorreram fortes ondas de calor que atingiram os 60°C em zonas habitadas como o Rio de Janeiro, conhecida por fazer parte das zonas tropicais do país, o que tem causado algumas preocupações. Também o aparecimento de áreas desérticas que até poucos anos atrás não existiam e que se estendem rapidamente para o norte da Bahia. Caso contrário, o equilíbrio climático da maior parte do país pode de facto ser considerado tropical, tanto pelo tipo de sistemas ecológicos, cultura e clima, como pela localização.
As áreas frias do Brasil
Apesar de tudo isso, o sul do país não pode ser classificado como tropical, mas sim subtropical e até temperado, semelhante aos climas da Argentina ou do norte dos Estados Unidos, onde durante os meses mais frios, entre julho e setembro, é geralmente está caindo neve ou com temperaturas abaixo de 0. De resto, as zonas mais frias apresentam outros tipos de ecossistemas, principalmente plantas e animais habituados às zonas frias, bem como uma cultura também adaptada ao frio, pelo que não são zonas tropicais.
Conclusão
O Brasil, por ser um país de clima majoritariamente tropical, é possível defini-lo como tal, ou seja, como um país tropical, porém, deve-se entender que nem todo o país é assim, e que existem muitos outros ecossistemas para estudar, explorar e conhecer, bem como diferentes atividades para realizar em cada uma de suas partes.
Da mesma forma, existem muitos outros países conhecidos como tropicais que não são completamente tropicais, sendo esta classificação muito geral mas completamente válida, mas que se abre à medida que aprendemos mais sobre o país em questão.