Hoje em dia, a transformação digital fez com que diversos planos de internet fossem disponibilizados para o consumidor. Mas será que sabemos escolher a melhor opção para as nossas necessidades?
Pois, por mais que a velocidade de conexão seja importante, nem sempre o produto mais caro é o mais adequado para o seu perfil e suas necessidades cotidianas.
Que tal, então, seguir com esta leitura e aprender a respeito de tudo o que você precisa saber para escolher a melhor velocidade de internet para a sua casa? Vem com a gente!
As operadoras com as melhores velocidades de internet
Vivo, Oi, Tim e NET Claro, entre outras, são operadoras já consolidadas no mercado e que oferecem a tecnologia de fibra óptica. Com ela, a transmissão de dados ocorre através de um cabo de fibra, enviando e recebendo dados quase que na velocidade da luz.
Isso deixa as conexões mais velozes, é verdade, mas também mais eficientes, estáveis e seguras para os usuários.
Por isso, analise cada plano para saber quais são os diferenciais de cada um. Atualmente, as operadoras tentam atrair e reter o consumidor por meio de ofertas especiais — como o dobro de velocidade do plano contratado, e gratuitamente; acesso ilimitado a plataformas de streaming etc. Pode ser uma boa maneira de agregar um custo/benefício melhor ao seu pacote de internet.
Atenção: sempre fique de olho na fidelidade e nas eventuais multas e taxas para o cancelamento do serviço, futuramente.
Disponibilidade da região
Antes de falarmos sobre a velocidade de internet para a sua casa, vale a pena destacar outro ponto importante a respeito da disponibilidade de serviços e tecnologias na sua região.
Afinal de contas, isso influencia diretamente em um serviço de internet conforme a disponibilidade de soluções, e não apenas nas suas necessidades.
Bom exemplo disso é a própria tecnologia de fibra óptica mencionada anteriormente. Muitas regiões do país ainda não receberam esse tipo de solução.
A sua velocidade ideal de internet
Você sabia que é importante saber a respeito de dois tipos de velocidade de internet?
Pois é: tem a velocidade de download e também a de upload.
Quando vemos a velocidade de internet exposta em uma publicidade da Vivo ou de outra operadora, por exemplo, o que aparece em mais evidência no anúncio é a velocidade de download.
E a verdade é que usamos bastante esse indicador. É a velocidade de download que recebe dados para transmitir um filme ou série no streaming ou para acessar os seus sites e redes sociais favoritos.
A velocidade de upload, por sua vez, tem a ver com a velocidade que você transmite dados. Se você envia arquivos enormes na nuvem ou para amigos, posta conteúdos volumosos ou mesmo joga games na internet, a velocidade de upload é tão importante quanto a de download.
Mas é algo quase que padrão, nos planos de internet Vivo ou de outra operadora, que a velocidade de upload é a metade da velocidade de download.
Assim, se você estiver à procura de um plano de internet com 200 MB, estamos falando de:
- 200 MB de velocidade de download;
- 100 MB de velocidade de upload.
Explicada essa questão, hora de entender outro fator primordial na sua escolha de velocidade de internet residencial: o perfil de usuários e a quantidade de pessoas em sua casa.
Perfil de usuário
Existem cálculos que indicam, aproximadamente, quantos MB cada indivíduo usa de internet com base nos seus hábitos on-line, gerando três classificações. São elas:
- perfil de consumo moderado, aquele que usa mais o seu e-mail e usa a internet mais para acessar as redes sociais, sites e blogs. Para isso, calcula-se a média de 5 MB de velocidade por pessoa;
- perfil de consumo médio, que é o usuário que já tem mais conexão e afinidade com as plataformas de streaming. Para isso, calcular-se a média de 7 a 10 MB de velocidade por pessoa;
- perfil de consumo alto, que curte games on-line, faz downloads constantemente e acessa plataformas de streaming. Para isso, calcular-se a média de 10 a 15 MB de velocidade por pessoa.
Agora, some o perfil de cada pessoa que vai usar internet em sua casa, e você vai ter uma média aproximada do mínimo de velocidade de internet necessário para que todos consigam usar sem problemas.
Cabo ou Wi-Fi
Por fim, avalie a necessidade de usar a internet via cabo ou Wi-Fi. Com a rede sem fio, perde-se um pouco de velocidade de transmissão de dados. Além disso, barreiras (como paredes) impedem que o sinal Wi-Fi permaneça forte em todos os cômodos da residência.
Para partidas online, por exemplo, o cabo ajuda a manter uma conexão mais veloz e estável.
Entretanto, é uma conveniência e tanto poder conectar-se sem precisar de um cabo, certo? Daí, a importância de um bom roteador, posicionado estrategicamente na residência, para distribuir o sinal de maneira equilibrada em todas as direções.
E então, agora que você já conhece os principais fatores para definir a velocidade de internet na sua casa, use esses conhecimentos para identificar o melhor plano de acordo com as suas necessidades!