Quando falamos em sustentabilidade, o que vem a sua mente? Cuidar do meio ambiente, reciclar, trocar o automóvel pela bicicleta? Pode até ser. Mas a verdade é que o conceito abrange muito mais a fundo essas e outras atividades do dia a dia – inclusive no ramo empresarial.
Um dos temas mais discutidos pela sociedade atual é a importância da sustentabilidade. As pessoas estão, cada vez mais, entendendo que a sustentabilidade proporciona um estilo de vida com mais qualidade e, assim, acabam dando preferência a empresas que possuem responsabilidade ambiental.
A imagem de uma empresa é construída de acordo com suas ações, posicionamentos e o que podem proporcionar ao cliente. Sendo assim, empresas com boa reputação ambiental são bem vistas e constroem uma boa reputação.
Para desempenhar a imagem sustentável, a empresa precisa dar continuidade a ações que minimizem o impacto no meio ambiente. Uma ou outra atitude isolada que auxilia o meio ambiente não trará o reconhecimento necessário.
É importante que haja diversas medidas e posturas sustentáveis para que, a longo prazo, sua marca seja reconhecida por isso.
Por exemplo: Imagine realizar umamanutenção de aquecedor a gás sem impactar negativamente o meio ambiente? Com a sustentabilidade, isso é possível!
Essa medida, além de reduzir os impactos negativos do planeta, também traz inúmeros benefícios para a organização. Uma pesquisa realizada em 2016, aponta que 54% dos entrevistados dão preferência a empresas que possuem responsabilidade ambiental.
Sendo assim, é fácil perceber que a sustentabilidade virou um objetivo de vida a ser seguido.
Afinal, o que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é a ideia de utilizar os recursos naturais para atender as demandas da sociedade sem comprometer as gerações futuras.
Em outras palavras, o conceito de sustentabilidade se baseia em alternativas ecologicamente corretas, financeiramente viáveis, socialmente bem vistas e culturalmente diversas.
Ou seja, é buscar meio que possibilitam a preservação do meio ambiente, como é o caso da diminuição de resíduos e a reciclagem do lixo.
Embora as empresas enxerguem essa medida como uma forma de lucro, essa ação vai muito além disso.
Poucos gestores entendem que seu negócio é relevante para a sociedade (empresas geram impostos, contratam pessoas, usam recursos naturais, sociais e de todos), e para uma empresa adotar políticas sustentáveis é necessário administrar o retorno econômico com suas responsabilidades ambientais.
É preciso fazer com que as empresas acreditem que tem como unir os lucros com a sustentabilidade. Para isso, é importante desenvolver novos hábitos, crenças e valores da empresa.
Aqueles empreendedoras que visam apenas o lucro, sem se preocupar com outras atividades da empresa no mercado, vão ver seus resultados caindo a longo prazo.
Por isso, separamos algumas práticas sustentáveis para que o seu negócio cresça de forma positiva. Ficou curioso? Acompanhe!
Como adotar práticas sustentáveis na empresa?
Conforme mencionamos ao decorrer do texto, adotar práticas sustentáveis faz com que a empresa seja vista de forma positiva pelos clientes e, ainda, auxilia na conquista de novos consumidores. Que tal conhecermos algumas dessas práticas?
Não use copos descartáveis
Empresas com responsabilidade ambiental incentivam seus colaboradores a eliminarem o uso de materiais descartáveis, pois, quanto mais forem utilizados, maior o número de lixo que eles geram.
Sendo assim, cabe ao empreendedor, suspender a demanda de compra desses materiais, fazer campanhas de cunho ecológico, incentivar o uso de canecas reutilizáveis e, caso o impacto seja ainda maior, comprar produtos sustentáveis para que não gere lixo de forma desenfreada.
Em algumas corporações, por exemplo, o oxigênio medicinalé utilizado para gerar garrafinhas personalizadas, para que todos possam ajudar a construir uma imagem sustentável do ponto de vista ecológico, social e financeiro
Economize papel, água e energia
Criar campanhas de economia de papel, água e energia é fundamental no ambiente de trabalho. Dessa forma, é possível que os colaboradores adotem medidas sustentáveis e promovam uma empresa ainda mais sustentável.
Além disso, vale ressaltar a sua equipe a importância de fechar a torneira quando não estiverem usando água, desligarem a energia dos equipamentos no final do expediente e pensarem duas vezes antes de usar a impressora.
Portanto, isso trará vantagens não só ao meio ambiente, mas também na conta de luz no final do mês e com a despesa dos materiais de escritório.
Recicle
Se você não vai mais utilizar, busque uma maneira de reciclar os produtos que sejam descartados. Os papéis que foram impressos, por exemplo, podem ser usados como rascunho para anotar outras informações.
Além disso, você pode investir em lixeiras de coleta seletiva, para facilitar a separação do lixo por parte da equipe.
Economize com aparelhos
Ar condicionado, computadores, geladeiras, impressoras, entre outros equipamentos, são ótimos aliados na redução de energia e suprimentos que podem tornar a sua empresa ainda mais sustentável. Por isso, opte por aparelhos mais novos e que se adequem aos padrões de consumo sustentável.
Incentive os transportes alternativos
Nem sempre sair com o automóvel da garagem é uma boa opção, principalmente para quem trabalha nas grandes Metrópoles, onde o trânsito é geralmente caótico e um dos maiores causadores de estresse e poluição do nosso país.
Por isso, incentive os seus colaboradores a usarem o transporte coletivo e, caso seja possível, ir até o trabalho de bicicleta.
Outra questão que você pode estimular é a carona solidária, em que um colaborador oferece carona a outros que morem perto dele, fazendo com que mais carros permaneçam na garagem.
Crie projetos sustentáveis
Desenvolva, dentro da sua empresa e junto aos colaboradores, projetos que minimizem o impacto ambiental. Uma boa dica é criar um cantinho mais verde, com grama sintética decorativae plantas da flora nacional. Essa é uma forma eficiente de agregar valor para o mercado.
Invista em treinamentos sustentáveis
Promova treinamentos periódicos sobre sustentabilidade para todos os setores da organização, mostrando a real importância da adoção dessas medidas, não falando sobre ambiente corporativo, mas também nas suas atividades do dia a dia.
O que você está esperando?
A sustentabilidade se tornou uma obrigação para as empresas que desejam alcançar destaque no mercado e atrair mais clientes engajados na causa. Identifique como é possível implementar essas medidas na organização e comece, agora mesmo, a oferecer esse diferencial ao público-alvo.
Além de contribuir com o planeta, você influencia outros negócios a adotarem medidas sustentáveis, afinal, do ponto de vista ambiental, é possível inclusive dar exemplo a concorrência.
O que achou deste conteúdo? Já tem usado práticas sustentáveis na sua empresa? Conta sua experiência pra gente!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.