A segurança no trabalho, apesar de não ser tão reconhecida e popularizada entre as empresas no país, se trata de métodos primordiais e que não podem ser deixadas como segunda opção.
Afinal, o Brasil é um dos países campeões quando se trata se acidentes no ambiente corporativo. Segundo um levantamento feito pela Previdência Social, o número de afastamentos devido a acidentes no trabalho alcançou a marca de 1,8 milhão, entre os anos de 2014 e 2018.
Especialmente em empresas do ramo industrial e de construção civil, como as de alpinismo industrial, por exemplo, as medidas de acidentes de trabalho são cruciais.
Tomando as melhores providências contra os acidentes de trabalho mais frequentes, é possível preservar a vida e a saúde física dos trabalhadores, além de também construir uma boa imagem da empresa e se tornar mais reconhecida e valorizada no mercado.
E pensando nisso, nós produzimos esse conteúdo para te mostrar quais são os acidentes no ambiente de trabalho mais comuns e como sua empresa pode evitá-los. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando! Vamos lá?
1- Quedas
Apesar de ser algo básico de ser evitado, as quedas estão entre os acidentes de trabalho mais comuns.
Elas acontecem qualquer ramo, tanto em trabalhos onde os funcionários são elevados, ou também quando os colaboradores sobem escadas ou realizam tarefas com muita circulação dentro do espaço.
O principal motivo das quedas são a ausência de recursos que diminuem seus riscos, além da ausência dos equipamentos de proteção necessários.
Por exemplo: Se sua empresa acomoda um profissional com dificuldades de locomoção, é essencial ter um elevador de escada para que quaisquer riscos sejam diminuídos.
Além disso, compre sempre os equipamentos de proteção de qualidade e com os melhores fornecedores do mercado. Assim, poderá contribuir com a maior segurança física dos funcionários!
2- Lesões por esforço repetitivo
Outro acidente que pode acontecer com muita frequência são as lesões diversas causados pelo esforço repetitivo de alguma tarefa ou cargo.
Essas lesões por esforço repetitivos podem resultar em desastres muito maiores, como afastamentos temporários e até mesmo definitivos.
Vale lembrar que as lesões não ocorrem somente com o trabalho físico, como fabricar uma etiqueta de segurança, por exemplo, mas sim, também ocorre com mais frequência em locais com ausência de itens que promovem maior ergonomia e conforto.
Para prevenir esse problema, é fundamental investir em itens confortáveis e ergométricos, assim como também aproveitar pausas durante o trabalho e também utilizar equipamentos próprios para otimizar as tarefas mais repetitivas.
3- Uso incorreto das máquinas e equipamentos
Por fim, mais um tipo de acidente que ocorre de maneira demasiada é utilizar máquinas, equipamentos e ferramentas de maneira inadequada.
Especialmente quando trabalhador não tem o domínio necessário para manusear algum equipamento, acidentes podem acontecer de forma comum e frequente.
Acidentes com máquinas pode não apenas colocar em risco a vida do trabalhador, como também faz com que a empresa entre em sérios atritos com os órgãos de segurança.
Por isso, a primeira ação que a empresa deve tomar e oferecer treinamentos antes que o trabalhador inicie, de fato, a sua jornada. Mesmo que o profissional tenha uma certa experiência, todo cuidado e atenção ainda é necessário!
Além disso, não deixe de oferecer os melhores e mais diversos equipamentos de proteção, como os EPIs e EPCs necessários em seu ramo de atuação.
Agora que você já sabe tudo sobre quais são os principais acidentes de trabalho e quais as formas de combatê-los em sua organização, o que está esperando para aplicar essas dicas e tornar seu negócio um ambiente mais seguro e confortável?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.